Campanha da Alece Doe Lenços busca apoiar pessoas com câncer de mama
Por Julio Sonsol08/10/2025 15:07 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Casa do Povo, mobilizada pela sensibilização e pelo apoio às pessoas com câncer de mama, dá início à campanha Doe Lenços, que integra as ações do Outubro Rosa da Alece. A ação foi lançada nesta quarta-feira (08/10), durante solenidade de abertura da campanha na Casa.
A iniciativa do Legislativo cearense é realizada por meio da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.
A articulada do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Amanda Melo, destaca que a campanha tem como objetivo coletar durante o mês de outubro lenços e turbantes novos e usados em bom estado. As doações podem ser deixadas nos pontos de coleta nos prédios da Alece e em instituições parceiras.
Os acessórios serão posteriormente doados para mulheres em tratamento oncológico. Todos os prédios da Alece estarão com pontos de coleta. Os acessórios representam força, coragem e beleza, ajudando a fortalecer a autoestima, além de passar a mensagem de solidariedade às mulheres que enfrentam o tratamento de câncer, uma etapa difícil.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
De acordo com a orientadora da célula, Daniele Pimentel, a ação busca oferecer acolhimento e apoio às pacientes que enfrentam a perda de cabelo durante a quimioterapia. Ela aponta que a iniciativa da célula foi prontamente acolhida pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri.
"Nós perdemos as mamas, colocamos, muitas vezes, próteses de silicone. É uma das fases mais difíceis para as mulheres. Posso falar disso com propriedade, porque sou uma mulher vitoriosa, já passei por um câncer de mama e, graças a Deus, hoje estou curada", compartilhou.
Ela revelou ainda que os cabelos, para muitas mulheres, são a moldura do rosto e parte integrante da identidade feminina. "Quando os cabelos começam a cair, nos entristece muito, sabe? É um momento muito doloroso para a mulher. É nesse momento em que nós usamos lenços, turbantes, próteses capilares", elencou.
Contribuição coletiva
Pensando nesse momento difícil, a Alece busca contribuir para que os acessórios cheguem em quem está fazendo o tratamento a partir da doação de lenços, contemplando especialmente quem não tem condições financeiras.
Daniele Pimentel, orientadora da célula responsável pela campanha, reforça que todos os anexos da Casa e prédio principal têm um ponto de coleta, além dos parceiros da campanha que abraçaram a causa.
Entre os parceiros estão a 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional, Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Organização Farias Brito, Universidade de Fortaleza (Unifor), OAB Ceará, Shopping RioMar, entre outros.
"Nós queremos fazer uma grande coleta de lenços, que significam para nós, mulheres, muito mais do que um pedaço de pano. É uma doação de afeto, de carinho e que nos ajuda a passar por esse momento tão difícil. Esses itens serão doados às pacientes que precisaram raspar a cabeça, servindo como um acessório provisório enquanto recuperam a autoconfiança durante o tratamento", complementou Daniele Pimentel.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.