Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Alece inicia ações do Outubro Rosa

Por Paulo Veras
15/10/2024 14:01 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Luis Edson Sales, diretor do DSAS, na abertura do Outubro Rosa Luis Edson Sales, diretor do DSAS, na abertura do Outubro Rosa - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com apoio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e Associação dos Servidores da Alece (Assalce), realizou, nesta terça-feira (15/10), a abertura das ações do Outubro Rosa. A solenidade, voltada para a campanha alusiva às ações de prevenção e tratamento do câncer de mama, foi realizada no hall do DSAS, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

O evento contou com a participação da ex-deputada estadual e presidente de honra do MMLC, Meire Costa Lima, sendo aberto pelo diretor do DSAS, Luis Edson Sales, que falou da importância da campanha para a saúde feminina e de como o Departamento prioriza ações preventivas. A solenidade contou com a participação dos profissionais da Célula de Clínica Médica e de orientadores de Células do DSAS.

Segundo Luis Edson, o objetivo é perseguir a promoção e a prevenção da saúde. “Realizamos estes eventos, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, para alertar a todos da necessidade do cuidado e da prevenção. No Outubro Rosa a pauta é o câncer de mama, que acomete milhares de mulheres”, destacou o diretor.

A orientadora da Célula de Enfermagem, Odete Sampaio, detalhou o trabalho realizado para as servidoras na Sala de Saúde da Mulher. “No espaço,  nossas servidoras e seus dependentes têm uma sala de acolhimento, na qual uma enfermeira especialista em saúde da mulher e obstetrícia dá as orientações devidas”, reforçou.

Entrega da Chave Rosa, durante a atividade - Foto: Pedro Albuquerque

A secretária executiva do MMLC, Viviane Vale, afirmou que o Movimento trouxe uma experiência de autocuidado para que as servidoras entendam que precisam tirar um tempo para cuidar de si, das emoções, da mente e do coração.

“Estas estações serão vivenciadas. Eu e a terapeuta Selma Machado conduziremos as servidoras da Alece nessa experiência de autocuidado que nós chamamos de reencontro. A ideia e o objetivo é que elas olhem para dentro de si e entendam que isso pode ser replicado fora deste espaço. A prevenção deve iniciar com o tratamento da mente e do coração”, explicou.

Viviane Vale comentou ser interessante que existam as campanhas de meses temáticos, como Janeiro Branco, Junho Lilás e Agosto Dourado. “Isso permite dar visibilidade maior a problemas que antes ficavam muito soltos. Todavia, sabemos que aquilo que é replicado nestes momentos deve ser prática o ano inteiro”, ponderou. Para ela, estes são os momentos para plantar boas sementes de autocuidado que darão frutos de acordo com a atenção que cada pessoa der. “Trabalhamos para conscientizar que este despertar vire um estilo de vida”, asseverou.

Movimento Outubro Rosa Ceará

Na solenidade, a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, entregou à Alece o Selo Rosa e a Chave Rosa. O selo é dedicado às instituições e pessoas que contribuem com compromisso real para a causa de combate ao câncer de mama.

Abertura da campanha foi realizada no Anexo III - Foto: Pedro Albuquerque

Em relação à Chave Rosa, a coordenadora destacou se tratar de uma forma lúdica de contagiar as pessoas para que debatam o assunto. “Nós sabemos que conversar sobre câncer ainda é muito complicado. Por isso, criamos também essas ações lúdicas para facilitar este processo. A entrega da chave é uma delas, que tem tanto a simbologia da abertura das ações do Outubro Rosa, como também de ser uma ´mudança de chave´ no comportamento individual que ajuda na prevenção do câncer e de todas as doenças”, asseverou.

Programação

Quarta-feira (16/10) - Estações de autocuidado (Labirinto com experiência interativa), no hall do anexo III da Alece, das 9 horas às 13 horas; Roda de conversa “Prevenir não dói”, no auditório Lucila Bonfim, no 2º andar do anexo III, das 9 horas às 14 horas; Blitz “Prevenir não dói”, a partir de 8 horas, em diversos setores da Alece;

Quinta-feira (17/10) - Estações de autocuidado (Labirinto com experiência interativa), no hall do anexo III da Alece, das 9 horas às 13 horas; Aulão de alongamentos e exercícios para mulheres, no hall do anexo III, às 9 horas; Blitz “Prevenir não dói”, a partir de 8 horas, em diversos setores da Alece.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também