Advogado do Procon Assembleia orienta sobre uso do 13º salário
Por ALECE16/12/2022 06:07
Compartilhe esta notícia:
Nesta sexta-feira (16/12), os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, bem como servidores públicos estaduais de forma geral, receberão o valor relativo à segunda parcela do 13º salário de 2022. A medida foi aprovada pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), acompanhando decisão similar da governadora Izolda Cela, que antecipou o benefício para os servidores do Estado. O advogado do Procon Assembleia, Rômulo Fontenele, traz orientações sobre o uso ideal a se fazer destes recursos.
Rômulo Fontenele avalia que o primeiro passo que o consumidor deve ter é fazer uma avaliação do seu orçamento, pois, desta forma, poderá definir como utilizar o recurso da melhor forma possível. “Uma análise da situação financeira familiar deve definir se o dinheiro será investido em compras de produtos e serviços ou se a prioridade deve ser quitar as dívidas”, pontua.
Ele chama atenção ainda para o cuidado de não se deixar levar por datas comerciais como o Natal e o Ano Novo, nas quais ações publicitárias incentivam o consumo. “Se a opção for comprar, pague sempre à vista. Isso proporciona conseguir bons descontos. Procure deixar um valor para uma reserva, o que o ajudará a resolver problemas emergenciais”, sugere o advogado. Ele ainda lembra que, se possível, o consumidor deve guardar parte do 13º para custear as despesas de início de ano, como impostos e taxas e material escolar.
Cuidados adicionais
A Serasa, empresa referência de análises e informações para decisões de crédito, corrobora com o advogado do Procon Assembleia e defende que o consumidor deve pensar na melhor forma de utilizar o dinheiro extra do 13º salário. A empresa apresenta outras orientações sobre como aproveitar bem o benfício.
Em primeiro lugar, o pagamento de dívidas deve ser priorizado. Com o dinheiro do 13º disponível, fica mais fácil negociar pendências financeiras e conseguir quitá-las por valores mais baixos. Feito isso, conforme a Serasa, o passo seguinte é organizar todos os gastos.
Caso o consumidor não possua dívidas, o Serasa orienta que o valor do 13º seja dividido para gastos natalinos e do início do ano novo junto com uma poupança para criar uma reserva financeira de emergência, para uso na eventualidade de algum imprevisto.
Impacto na economia cearense
Os atos do presidente da Alece, Evandro Leitão, e da governadora Izolda Cela que anteciparam tanto a segunda parcela do 13º salário, como os proventos relativos ao mês de dezembro, em conjunto com os vencimentos do mês de novembro já pagos aos servidores, ao todo, injetarão na economia cearense R$ 2,5 bilhões neste final do ano.
O 13º salário é um benefício legal do trabalhador e completou 60 anos em 2022. O benefício foi sancionado no governo do então presidente João Goulart, em 13 de julho de 1962. A Lei 4.090, que teve como autor o deputado Aarão Steinbruch (PTB-RJ), foi proposta em 1959, e discutida por três anos até ser sancionada por Goulart. Por ser pago originalmente sempre no mês de dezembro, o benefício ficou muito tempo conhecido como “gratificação natalina”.
PV
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna