22ª edição do Festival de Blues e Jazz de Guaramiranga terá formato online
Por ALECE12/02/2021 12:24
Compartilhe esta notícia:
As medidas de contenção da pandemia de Covid-19, que preveem, entre outras coisas, o distanciamento social e a não aglomeração de pessoas, principalmente em recintos fechados, não vão impedir a realização do Festival de Blues e Jazz de Guaramiranga, que chega a sua 22ª edição este ano. Tradicionalmente realizado durante o período carnavalesco, o evento segue a tradição e terá início no próximo sábado (13/02). A novidade é que para atender às orientações das autoridades de saúde, vai adotar o formato online, aberto ao público por meio de plataforma digital.
A mostra musical terá início neste sábado, a partir das 20 horas, com apresentações de Nonato Luiz e Adelson Viana, cearenses considerados grandes mestres do cenário artístico nacional, que irão executar músicas do disco "Dobrado", gravado pela dupla. Na apresentação, acordeon e violão se reinventam. O show contará também com novas composições e de algumas recriações de clássicos brasileiros.
Também no sábado, em seguida ao show de abertura, haverá a apresentação dos cariocas Gilson Peranzzetta, pianista, compositor e arranjador, e de Marcel Powell, violonista. A dupla celebra o legado e a obra de Baden Powell, interpretando temas emblemáticos como "Tem Dó", "Deixa" e "Canto de Ossanha", três dos marcantes afro-sambas de Baden e Vinicius de Moraes, clássicos da música brasileira. Um encontro de gerações, instrumentos e talentos, sem dúvida.
Ainda no mesmo dia, será possível apreciar o show "Novo Tempo", do guitarrista e violonista potiguar Lu D’Sosa. A apresentação foi concebida em meio à reclusão resultante do isolamento social imposto pela pandemia. Sua criatividade se fez aflorada pelos sentimentos coletivos nesse contexto e mesmo pela perda de amigos e até de grandes nomes da música mundial e brasileira. Músicas como “Começar de novo” e “Novo tempo”, de Ivan Lins e Vitor Martins, fazem parte do repertório. D’Sosa será acompanhado por Netinho de Sá (baixo), Neto Ferreira (piano), Thiago Rocha (Sopro) e Igor Ribeiro (bateria).
Outras atrações
No domingo (14/02), a partir das 20 horas, o guitarrista cearense Felipe Cazaux abre a cena apresentando seu show inédito, pontilhado de referências ao seu disco “Good Days Have Come”, lançado há 10 anos. A interação dos músicos que participaram da elaboração do primeiro trabalho gravado de Cazaux será recriada no palco do Festival Jazz & Blues 2021, com a participação de Hamilton de Castro e Netto Krápula. Como convidado especial, dividindo os solos, Caike Falcão, guitarrista e cantor de uma geração mais jovem. Juntos eles apresentam as principais músicas de trabalho do disco, que ganharam clipes: a rocker "Hello", o incrível slow "Baddreams" e a pesada "Hey Mr.", além da faixa-título do álbum.
Dando seguimento ao palco de domingo o Festival traz Paula e Jaques Morelenbaum, com participação de Dora Morelenbaum. Egressos da Banda Nova, de Tom Jobim, a dupla conta com uma longa trajetória na música brasileira, em inúmeros shows, discos, projetos, como os álbuns divididos com o pianista japonês Ryuichi Sakamoto, "Casa", "Live in Tokyo" e "A day in New York". Na apresentação especial para o Festival Jazz & Blues 2021, Paula (voz) e Jaques Morelenbaum (violoncelo) terão ao lado Lucas Nunes, da banda Dônica, ao violão.
Programação de segunda-feira (15/02)
Trio Guará e Rafael Teixeira, com o show "Só Baião", abrem as apresentações de segunda-feira (15/02), a partir das 20 horas. Formado em 2015 por músicos de Guaramiranga, o trio conta com Denny Almeida (violão), William Madeiro (rabeca, violão de aço e contrabaixo) e Juan Madeiro (acordeon). Tendo participado de turnês por festivais na Europa, o trio oferece uma mistura de bossa-nova, samba e choro, mas também passeia por influências como o flamenco. Compositores brasileiros se somam a Paco de Lucia e Vicente Amigo, entre as referências do trio. Para o festival, os músicos convidaram o baterista conterrâneo Rafael Teixeira.
A festa musical segue com o show Bossa Sempre Nova, apresentado por Wanda Sá, cantora e violonista, acompanhada do guitarrista e violonista Nelson Faria. Com 55 anos de carreira, Wanda Sá notabilizou-se por discos como seu LP de estreia, "Vagamente", tornando um clássico a faixa-título, composta por Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Neste show, une sua voz e seu violão à musicalidade de Nelson Faria, violonista, guitarrista, arranjador, compositor e anfitrião do programa “Um café lá em casa”, com mais de cinco milhões de visualizações no YouTube.
Ainda na segunda-feira momina, acontece o show "Essencial", apresentado pela banda cearense Metallo Frio. O grupo é composto por Thiago Rocha (sax e flauta), Ricardo Abreu (trompete), Romulo Santiago (trombone), Tito Freitas (piano), Pedro Façanha (contra baixo) e André Benedecti (bateria).
Serviço: Para acompanhar os shows, basta acessar o canal do Festival na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/user/jazzebluesce. Também estão disponíveis no canal vídeos com mesas redondas sobre: “música e pandemia” e “circuito da música”; e a live de abertura das residências artísticas.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024