Departamento de Saúde e Assistência Social

Servidores terão palestra sobre LER/DORT no dia 2 de março

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS
27/02/2023 08:30 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dia Mundial de Combate à LER/DORT transcorre anualmente em 28 de fevereiro Dia Mundial de Combate à LER/DORT transcorre anualmente em 28 de fevereiro - Publicidade/Alece

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará promoverá, nesta quinta-feira (02/03), palestra em alusão ao Dia Mundial de Combate à Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), data que transcorre anualmente em 28 de fevereiro, nesta terça-feira.

A iniciativa será realizada pelas Células de Segurança e Saúde do Trabalho e de Fisioterapia, tendo como palestrantes o médico Joaquim Garcia, a fisioterapeuta-ergonomista Rosilene Aragão e o fisioterapeuta Márcio Adriano Carneiro.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ressalta a importância desta e outras iniciativas orientadas ao bem-estar dos funcionários da Casa. “Sempre pensando e investindo na qualidade dos serviços e na prevenção junto aos servidores, o Departamento promove ações como esta, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social. No caso da LER/DORT, trata-se de um tema que merece muita atenção tendo em vista o aumento anual na incidência de lesões desse tipo em nossa população, principalmente na parcela que trabalha”, assevera.

Caráter preventivo

Joaquim Garcia, médico da Célula de Segurança e Saúde do Trabalho, afirma que o evento é de caráter preventivo e orientado a todos os servidores. “Os distúrbios osteomusculares (DOM) relacionados ao trabalho crescem de forma significativa a cada ano. Aqui, na Assembleia, o maior risco ocupacional (situação que pode prejudicar a saúde do trabalhador) é o ergonômico decorrente dos esforços repetitivos, que podem, por exemplo, causar tendinites e lombalgias. A palestra foi pensada no intuito de esclarecer dúvidas e prestar orientações, de modo a prevenir ao máximo que os servidores sejam acometidos por essas lesões”, pontua.

Rosilene Aragão, ergonomista da Célula de Segurança e Saúde do Trabalho do DSAS, alerta que o hábito de passar horas em frente às telas de computadores e celulares e de forma inadequada aumenta as chances de lesões por esforço repetitivo (LER) e/ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), ocasionando dores e problemas musculoesqueléticos.

A ergonomista elenca formas de prevenção contra as LER/DORT consequentes do uso contínuo e desregrado dos aparelhos eletrônicos. “Algumas medidas cabíveis consistem, por exemplo, no uso de cadeira ergonômica com encosto lombar (na altura da coluna), ajustar a tela do monitor à linha dos olhos, manter os pés apoiados no chão ou em apoio adequado, manter o punho em posição neutra ao usar mouse e teclado além de pausas e alongamentos em meio ao uso. E é sempre importante realizar atividades físicas e hidratar-se de forma regular”, pontua.

Saiba mais

As LER/DORT são afecções (alterações patológicas) do sistema músculo-esquelético que acometem várias regiões do corpo, como punho, mãos, dedos, ombros, coluna e pernas. As queixas podem ser: desconforto, dores, fraqueza muscular da região afetada, formigamento, fadiga, falta de firmeza nas mãos e enrijecimento muscular. Em casos graves, a pessoa fica impedida de realizar suas atividades laborais de forma plena e, ainda, sente dificuldade de realizar outras atividades do cotidiano, condição essa que pode levar à depressão, sensação de incapacidade e afastamento do trabalho.

No Brasil, conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2021 foram registradas 102.986 notificações de casos de LER/DORT, uma média de cerca de 6.800 casos por ano. 

Em meio à pandemia da Covid-19, houve aumento expressivo nesses números na medida em que boa parte dos trabalhadores adotou o homeoffice. Essa mudança gerou agravos à saúde laboral, pois o funcionário teve que se adaptar em um curto prazo e de forma inadequada a uma nova rotina, levando, principalmente, a posturas incorretas, dores nos braços, na coluna e nas pernas.

Serviço: Palestra “LER/DORT - Trabalho sem dor!”. Data: 02/03. Horário: 9 horas. Local: Auditório do Comitê de Imprensa (Anexo I da Alece)

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também