Departamento de Saúde e Assistência Social

Semana de Nutrição da Alece é aberta com atividades para os idosos

Por Julyana Brasileiro
25/08/2025 16:51 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Atividades da Semana da Nutrição da Alece seguem até quarta-feira Atividades da Semana da Nutrição da Alece seguem até quarta-feira - Foto: Máximo Moura

Tratar sobre a saúde na terceira idade é fundamental para garantir um envelhecimento ativo, com mais qualidade de vida e bem-estar. E a alimentação é parte essencial desse processo. 

Por isso, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece iniciou nesta segunda-feira (25/08) a Semana de Nutrição com uma programação especial voltada para o público atendido pelo Serviço de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI) da Casa. 

A iniciativa buscou reforçar a importância da alimentação adequada como um dos principais pilares para a promoção da saúde, especialmente, no envelhecimento. A orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Regina Moreira, destacou que manter uma dieta equilibrada para esse público significa mais qualidade de vida, prevenção de doenças crônicas, fortalecimento da imunidade e preservação da autonomia.

Ana Alice Falcão e Regina Moreira durante o evento. Foto: Máximo Moura.

“Quando as pessoas têm entendimento e buscam os alimentos corretos estão favorecendo uma longevidade segura”, comentou, explicando que o encontro abordou o assunto de forma lúdica, contemplando as diferenças entre os alimentos in natura e os ultraprocessados para contribuir com as realização de boas escolhas. 

Ana Alice Falcão, assessora de Gestão e Planejamento da Alece, destacou a iniciativa e o público participante. “Precisamos cuidar da nossa saúde para prevenir doenças. Com alimentação saudável e a prática de atividades físicas, conquistamos bem-estar e longevidade para chegar na mesma idade de vocês, cheios de vida. Nessa Semana da Nutrição, vamos fazer trocas saudáveis para incentivar que todos façam boas escolhas no dia a dia”, compartilhou durante o evento. 

Para o  diretor do DSAS, Luis Edson Sales, a nutrição é a medicina preventiva que evita diversas enfermidades. ''Sempre digo que a saúde começa pela boca e aquilo que você se alimenta vai te trazer benefícios ou malefícios e, aqui no Departamento, temos uma equipe de profissionais para orientar a todos a adotarem uma alimentação adequada que vai ser eficaz na prevenção de doenças". 

Diretor do DSAS, Luis Edson, destacou atenção da Célula de Nutrição. Foto: Máximo Moura.

Benefícios da alimentação saudável

A nutricionista Lia de Borba conduziu as atividades e destacou que o público do Sapi tem acompanhamento constante da Célula de Nutrição, pela importância da alimentação equilibrada para a longevidade e qualidade de vida dos idosos.

"Os benefícios são inúmeros, desde a prevenção de doenças crônicas, o fortalecimento do sistema imunológico, a manutenção da massa muscular e óssea e a saúde cognitiva e mental. Para o bom funcionamento do cérebro e do corpo, temos alimentos fundamentais como o peixe com sua função anti-inflamatória, a aveia usada no tratamento do estresse, o chá de camomila com sua propriedade calmante”, detalhou.

Nutricionista Lia de Borba conduziu a atividade. Foto: Máximo Moura

A nutricionista Daniele Castelo destacou que a nutrição é aliada no tratamento de doenças crônicas como a diabetes e hipertensão que afetam grande parte dos idosos e que podem levar a certas complicações se não forem controladas. “Apenas a medicação não é eficaz e a alimentação adequada garante uma melhor qualidade de vida. Damos as devidas orientações para que eles saibam fazer as escolhas corretas. Buscamos sempre trazer temas práticos pra que eles saiam daqui e possam aplicar em casa”. 

Melhoria da qualidade de vida 

Fátima Gurgel é uma das atendidas pelo Serviço de Atenção à Pessoa Idosa da Alece e compartilha que notou melhorias na qualidade de vida desde o início do atendimento multiprofissional. Ela comenta que está há cerca de cinco meses usufruindo do Sapi, ganhou novas amizades e, com o acompanhamento da nutrição, perdeu 10 kg seguindo um plano alimentar voltado para o controle da diabetes. 

Foto: Máximo Moura

“Tem sido muito proveitoso participar do Sapi. Antes eu vivia em casa sozinha e agora toda segunda-feira acordo animada, porque sei que vou encontrar com meus novos colegas. Aconselho a todos que tiverem a oportunidade de  participar desse grupo para ter um momento de integração, relaxamento e  cuidado com a saúde. Perdi 10 kg seguindo a dieta da nutricionista e ganhei qualidade de vida". 

Programação

A abertura da Semana da Nutrição contou com o bingo da nutrição para derrubar mitos sobre alguns alimentos, além de uma dinâmica específica sobre alimentos ultraprocessados. 

A programação prossegue nesta terça-feira (26/08), para o público do Sapi a partir das 9 horas. Na quarta-feira (27/08), às 9h, o evento será aberto a todos os servidores com lançamento de um livro de receitas e uma degustação especial com alimentos sem glúten e saudáveis. 

Toda a programação acontece no auditório do Anexo III da Casa. 

Sapi 

O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi)  propõe ações que contemplam estimulação, treino e reabilitação cognitiva na prevenção e tratamento do declínio cognitivo em adultos e pessoas idosas, buscando resgatar a autoestima, promover o convívio social e contribuir para uma vida mais ativa. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também