Servidores participam da implantação da gestão de riscos no Departamento de Recursos Humanos
Por ALECE23/11/2018 21:03
Compartilhe esta notícia:

Mais de 100 servidores do Departamento de Recursos Humanos (DRH) participam, desde esta sexta-feira (23/11), da implantação da gestão de riscos no setor. A atividade inicial do processo se deu no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), com a participação de gestores da Casa e servidores do DRH, nos turnos da manhã e tarde. O processo se dá por meio da identificação, análise, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos ligados aos processos do Departamento, permitindo o cumprimento dos objetivos organizacionais e atendendo ao que está previsto no Artigo 11 do Ato Normativo Nº 285/2018.
A metodologia usada prevê a identificação e tratamento dos riscos a partir de processos críticos da organização, conforme modelos COSO-ERM e ISO 31000:2018, que obedecem a padrões internacionais. “Fazer controle interno com uma visão moderna é você implantar controles que vão mitigar riscos e não controles intuitivos ou aleatórios que às vezes atrapalham mais do que ajudam. Então, a gente sai de um controle tradicional para fazer um controle que chegue a tempo de fortalecer a gestão e evitar que os riscos se confirmem e comprometam os resultados dessa gestão”, explica a controladora da ALCE, Sílvia Helena Correia.
De acordo com a controladora, a gestão de riscos é imprescindível para os setores envolvidos no controle interno, por permitir que, quando identificadas incertezas, estas sejam tratadas em tempo hábil, de forma a que os objetivos do setor não sejam comprometidos.
Como se dá o processo
A diretora de Recursos Humanos da ALCE, Elenice Ferreira Lima, expõe que o processo se dará em diversas etapas, a transcorrerem posteriormente, envolvendo 106 servidores do DRH. Ainda em dezembro, serão realizadas duas etapas importantes da gestão de riscos junto ao Departamento. “De 5 a 7 de dezembro, ficaremos imersos, fazendo missão, visão e valores do Departamento, das sete áreas que compõem o setor. Entre os dias 14 e 17, estaremos fazendo a matriz de riscos”, exemplifica.
A implantação da gestão de riscos segue um cronograma que prevê atividades entre 2018 e 2020. Os gestores e servidores dos órgãos que operam os processos serão responsáveis pelo gerenciamento de riscos, sob consultoria e avaliação da Controladoria.
Elenice Ferreira Lima destaca o apoio da Mesa Diretora da ALCE, Diretoria Geral e Diretoria Adjunta Financeira para a implantação da gestão de riscos no DRH. “Sem os servidores, não poderíamos levar esse projeto adiante. Temos que agradecer aos servidores, pois estão encampando o projeto. Mais à frente, ele será avaliado como um projeto piloto da Assembleia Legislativa que poderá ser levado, quem sabe, em outros setores da Casa”, avalia.
Veja também

Plataforma de consignação oferece mais praticidade e segurança para servidores
Os servidores da Alece passam a ter acesso a uma nova plataforma de consignação (ConsigFácil), que tem como objetivo de tornar mais ágil, prático e se...
Autor: Julyana Brasileiro