Série Kamikaze da HBO Max traz reflexões sobre suicídio
Por ALECE09/09/2022 14:13 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A campanha Setembro Amarelo, instituída com o objetivo de trazer as pessoas para uma consciência sobre a prática e como prevenir o suicídio nos orienta também a formas lúdicas e culturais de como abordar o tema que tem sido tabu em todas as sociedades. Por muito tempo, os meios de comunicação tradicionais eram orientados a não tratar do assunto, para que outras pessoas em depressão não se sentissem estimuladas a se matar.
A minissérie dinamarquesa Kamikaze expõe uma jovem de 18 anos, Julie, de família rica, popular e protagonista em redes sociais que quer por fim a própria vida. O arco dramático da produção é revelado logo nas primeiras cenas, que mostra um acidente aéreo provocado pela pilota Julie. Ela se lança em busca da morte nas areias de um deserto africano.
Com uma vida que podemos considerar equilibrada, Julie está só em casa quando recebe de seu pai, que viaja com seu irmão e a esposa pelo continente africano, a seguinte mensagem: “O avião está caindo. Faça o que quiser da sua vida. Te amo. Papai.” Em seguida, recebe a confirmação de que houve a queda do avião em que estava a sua família, confirmando que não há sobreviventes entre os passageiros e tripulação.
Apesar de ser herdeira de uma grande fortuna, sem nunca mais precisar se preocupar com a sua condição financeira e morar em uma casa com todos os confortos que o dinheiro pode comprar, Julie se desespera com a perda dos familiares e não consegue mais se equilibrar. A última orientação de seu pai, “faça o que quiser”, parece reforçar o seu desejo de se matar. As razões de viver, naquele luto terrível, ficaram extintas.
A protagonista se transforma não só em seu interior, mas em sua aparência também. As madeixas que adornavam o rosto, desaparecem, e em seu lugar há uma careca. Está absolutamente sozinha. Pegou um aviãozinho para morrer. Mesmo pilotando em direção à morte, não conseguiu. A queda, em um deserto, é o início de sua jornada “faça o que quiser de sua vida”, é a incógnita que ela vai perseguir até o fim.
Kamikaze” é primeira série dinamarquesa da HBO Max. A produção foge totalmente do padrão das séries escandinavas policiais que dominam as plataformas de streaming. É uma adaptação do romance “Muleum” (2007), do escritor norueguês ErlendLoe, narrada de forma fragmentada. Indo e vindo em diferentes momentos temporais e engaja a tecnologia dos smartphones, como mensagens de texto e vídeo e posts em redes sociais. A série, com episódios curtos, de meia hora em média, é um convite para maratonar.
Serviço
Minissérie Kamikaze em 8 episódios. Disponível na plataforma HBO max.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Contribuintes podem acessar informações sobre IPTU do site da Sefin
A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou o acesso às informações do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025. Por meio do...
Autor: Júlio Sonsol, com informações do site da PMF
Alece terá nova composição parlamentar em 2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá nova composição parlamentar com a instalação da 3ª sessão legislativa da 31ª legislatura, no...
Autor: Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação Interna