Refeitórios e copas: espaços usados pelos servidores contam com acompanhamento de nutricionistas
Por Julio Sonsol01/09/2025 10:25 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

Conciliar a rotina de trabalho com a alimentação saudável pode ser um desafio para muitas pessoas. Por isso, a atenção aos momentos das refeições deve ser redobrada para manter a qualidade de vida e bem estar.
Levar lanches e marmitas para o trabalho é um caminho escolhido para muitos profissionais, entre eles, servidores e servidoras da Alece. Para atender a esse público, a Casa disponibiliza espaços higienizados, com mesas, cadeiras, refrigeradores, pias e micro-ondas.
São locais que recebem os servidores de 7h15 às 8h15 e de 11h às 13h30 (prédio sede) e de 7h às 7h30 e de 11h às 13h30 (Anexo III). E que contam também com o acompanhamento contínuo da equipe da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.
Orientações aos usuários
Para oferecer orientações sobre alimentação para os servidores e sobre manutenção para os responsáveis pelos espaços, a equipe da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS visita as copas e refeitórios quinzenalmente. Dicas sobre as escolhas dos alimentos e a forma correta de manuseá-los estão na rotina.
.jpg)
As nutricionistas Bruna Campos e Gisele Pacheco fazem vistorias e dão orientações aos servidores - Foto: Marcos Moura
"Além disso, em todas as copas e refeitórios, a gente está deixando algumas sugestões de alimentação, tanto no café da manhã, nos lanches, como também no almoço, para os servidores e servidoras terem uma noção de como é uma comida mais saudável e, se necessário, realizar uma reeducação alimentar", explicou a nutricionista Bruna Campos.
"Nós temos um cuidado com os nossos servidores em relação à sua saúde e segurança. Em relação, principalmente, na questão alimentar", disse.
Entre as orientações, estão:
- Planejar as refeições com antecedência, organizando o cardápio semanalmente com opções equilibradas, o que evita escolher alimentos por impulso;
- Usar alimentos ricos em fibras;
- Equilibrar o almoço com mais legumes e verduras, além de proteínas e carboidratos;
- Evitar alimentos ultraprocessados;
- Ter atenção com a hidratação;
- Evitar excessos de açúcar, sal, gordura.
.png)
A nutricionista Gisele Pacheco, que também atua na célula e visita as copas e refeitórios, aponta que a marmita saudável deve ser sempre colorida, contendo legumes, verduras, proteína de boa qualidade, carboidratos complexos como arroz integral, batata doce, macarrão integral.
Outro cuidado importante é no manuseio dos materiais. Segundo Bruna Campos, os micro-ondas e geladeiras não devem receber sacolas ou plásticos para evitar a contaminação de bactérias vindo de fora, assim também como manter os eletrodomésticos higienizados.
Cuidados com os espaços
Ao oferecer refeitórios aos servidores, a Alece também se preocupa com a manutenção desses espaços, com a realização de visitas e vistorias aos refeitórios e copas.
"A gente realiza o trabalho de vistoria nas copas e refeitórios no prédio principal e anexos da Alece, justamente para ter um espaço mais seguro, principalmente nesse horário das refeições", explica a nutricionista Bruna Campos.
"Nós demonstramos como se faz a higiene, principalmente, nos micro-ondas, que é onde eles esquentam as refeições. Também salientamos que a limpeza do local, sempre quando acaba a sua refeição, é importante", disse.
.jpg)
Foto: Marcos Moura
Ela observou que o bem estar nestes ambientes está vinculado em manter o local limpo e arejado, para que outras pessoas, ao chegarem em horário posterior, possam receber o ambiente também saudável.
"A gente também mostra, principalmente a quem é responsável pela copa pelo refeitório, como fazer essa limpeza e organização, o uso das geladeiras onde os servidores armazenam os depósitos de refeições", disse.
Outros aspectos observados são o respeito às normas de segurança e ergonomia, quanto ao uso de mesas e cadeiras, e a orientação sobre o descarte adequado dos resíduos, este em parceria com a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
Troca de experiências
Isabel Sales, responsável pelo refeitório do prédio principal, considerou "muito importantes" as visitas realizadas pelas nutricionistas ao ambiente. "Elas me ensinaram bastante. Me instruíram sobre o que eu devo fazer, como eu devo limpar, como eu devo organizar. É sempre muito boa a vinda delas aqui", disse.
Além do acompanhamento das nutricionistas sobre o uso e conservação do ambiente, Isabel Sales disse ser "muito grata" pela disponibilização do refeitório aos servidores. "Esse espaço é maravilhoso e está ajudando muita gente. As pessoas que frequentam estão muito felizes. Todo mundo gostando".
A responsável pelo refeitório do Anexo III da Alece, Conceição Rodrigues, diz que se sente apoiada com as visitações realizadas pelas nutricionistas. "É sempre muito bom ter alguém bem capacitado para confirmar se o que estamos fazendo é correto ou se precisamos modificar algum procedimento".
Conforto e cuidado coletivo
Aline Brasil, servidora que integra a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, sempre busca o espaço do refeitório do prédio principal para tomar o café da manhã e almoçar e destaca o cuidado com o local.
"Sempre que concluímos a refeição a gente faz a limpeza e segue as recomendações de cuidado com o espaço, deixando tudo de acordo com o que a gente encontrou", completou.
Carol Inácio, que realiza serviços gerais no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), localizado no Anexo III, disse que se sente muito bem em ter um espaço adequado para realizar as refeições. "Aqui, me sinto acolhida, e posso até ter um momento de descanso".
Como mora em Aquiraz, ela diz que seria impossível ir para casa no horário da refeição e retornar em tempo hábil. "Por isso, é bem importante poder desfrutar deste espaço e ter também orientações sobre manuseio e escolha dos alimentos".
Ela destaca também as orientações recebidas, especialmente, sobre o cuidado em manter as refeições bem acondicionadas e guardadas em recipientes com tampas. "Aprendi como manter os alimentos higienizados e sem o contato com bactérias, que podem causar doenças. Uma das coisas importantes, de acordo com o que me foi ensinado, é lavar sempre os vegetais antes do consumo", disse.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Comitê de Responsabilidade Social realiza 2ª edição do "Movimento Verde: Corpo e Mente Nutridos de Vida"
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), r...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna
Alece homenageia colaboradores dos serviços gerais com celebração do Dia dos Pais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, nesta sexta-feira (29/08), os pais que atuam nos serviços gerais da Casa, reconhecendo n...
Autor: Julyana Brasileiro