Célula de Qualificação dos Servidores

Pilates traz benefícios para saúde do servidor da Assembleia

Por ALECE
13/09/2019 11:06

Compartilhe esta notícia:

Atividade é desenvolvida regularmente na AL-CE, beneficiando servidores Atividade é desenvolvida regularmente na AL-CE, beneficiando servidores - Foto: Ditre/DRH

A servidora Luciara Pinheiro, que atua na recepção do Departamento de Saúde a Assistência Social da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS), sofre de fibromialgia. As dores constantes em vários pontos do corpo, motivadas  pela síndrome, tiveram uma considerável redução com o pilates ofertado pela Poder Legislativo.

"Desde abril do ano passado participo das aulas e me sinto bem e disposta. O pilates é um aliado para quem sofre de fibromialgia e sou testemunha dos seus benefícios para a saúde. Às vezes  acordo com dor e indisposta e termino a aula com novo ânimo. Uma pena que as aulas são realizadas apenas duas vezes por semana'', destaca.

As aulas de Pilates são ofertadas para os servidores da Assembleia Legislativa  por meio do Programa de Qualidade de Vida lançado em 2016. O projeto faz parte do núcleo de Gestão Compartilhada de Pessoas, iniciativa conjunta do departamentos de Recursos Humanos (DRH), de Saúde e Assistência Social (DSAS), Diretoria Adjunta Operacional (DAO), Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).

A servidora Lucieda Silva, da Assalce, afirma que a atividade trouxe uma mudança significativa em sua vida há dois anos. ''Tenho mais ânimo, condicionamento físico, melhor postura e menos dores pelo corpo. A Assembleia se preocupa com sua equipe  de servidores e isso  é fundamental  para que a gente se sinta motivado. Espero que todos aproveitem as oportunidades que são ofertadas'', afirma.

O pilates é recomendado pelos médicos para o tratamento de reumatismo, artrose, tendinite, esclerose múltipla, doenças respiratórias e fibromialgia. A síndrome  caracterizada pela dor crônica que migra por vários pontos do corpo atinge, em 90% dos casos, as mulheres. Esse é o caso da servidora Lúcia  Leite, do serviço odontológico do DSAS. ''Há  cerca de um ano comecei as aulas de Pilates na Assembleia e só tenho a agradecer pelo  bom serviço e pela melhoria da minha saúde. Além do bem-estar, as aulas me proporcionaram uma economia porque saí das aulas  particulares que participava. Um serviço  gratuito, de boa  qualidade,  não é  fácil de encontrar'', avalia.

Horários

As aulas de Pilates são ministradas em dois turnos pelas facilitadoras Socorro Bezerra e Giselle Alves, no 2º andar do Edifício José Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa.

A coordenadora do programa Qualidade de Vida, Socorro Bezerra, informa que seis novas turmas serão disponibilizadas para os servidores em outubro.'' As aulas de pilates são um sucesso, mas para ofertar um serviço mais individualizado cada turma tem apenas seis alunos. Os interessados preenchem uma fila de espera e quando uma nova vaga surge, ele é informado. No próximo mês, teremos 36 novos alunos contribuindo cada vez mais  para a saúde do servidor'', afirma Socorro Bezerra.

Os interessados  em participar das aulas podem assinar a ficha de inscrição na Divisão de Treinamento (Ditre) da Assembleia Legislativa.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também