Webinar recebe gestores da Alece para diálogo intersetorial
Por ALECE19/05/2022 23:04
Compartilhe esta notícia:
O Projeto Governança Interativa, de iniciativa da Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará, chega à segunda fase do ''Diálogo Intersetorial'' promovendo uma maior interatividade entre os setores da Alece com a socialização de informações, ações e metas. Durante Webinar realizado nesta quinta-feira (19/05), fruto de parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o diretor legislativo da Casa, Fabrício Machado, destacou que nesta fase do projeto, gestores do Poder Legislativo apresentam aos servidores da Alece seus respectivos setores, objetivos, projetos que estão sendo desenvolvidos e os desafios que encaram nas suas gestões para que os setores possam estreitar os laços e compartilhar experiências.
''Visamos a socialização dos saberes, ações e informações utilizadas como ferramentas de gestão numa perspectiva sistêmica por meio de práticas interativas. A Alece busca ser referência em parlamento aberto e para isso, precisamos primeiro fazer uma interação com os setores para nos conhecermos '', ressaltou.
Controladoria
A controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, apresentou a Controladoria, cuja missão é proporcionar segurança administrativa à gestão da Assembleia, na tomada de decisão e aplicação dos recursos públicos, visando à obtenção dos resultados com legalidade, ética, transparência e qualidade. Conforme ressaltou, o setor, formado pelas Célula de Ações Estratégicas de Controle, Célula de Controle Interno Preventivo, Célula de Gestão de Riscos e Integridade, Célula de Inspeção e Auditoria e Célula de Transparência construiu o planejamento estratégico do programa Alece 2030.
''Tudo que é feito tem que atender a essas quatro perspectivas: capital humano, transformação digital, resultados para a sociedade e reinvenção de processos para alcançar os objetivos e cumprir a missão e alcançar a visão de futuro, que é ser referência em Parlamento Aberto. A Controladoria está inserida nesse processo em relação aos resultados para a sociedade no objetivo de ampliar a transparência das ações e o estímulo ao controle social, na intenção dos processos no sentido de aprimorar a governança e o alinhamento estratégico entre as áreas da Alece. Temos ainda a questão da gestão por processos e a gestão de riscos'', afirmou.
Acerca das principais entregas de 2021 da Controladoria, foram citados a implantação do Comitê de Gestão Estratégica, realização de fóruns e cursos por meio do Programa de Educação Continuada (Pecci), assessoramento técnico, ao Conselho Estadual de Governança Fiscal, automatização de relatórios de gestão fiscal, bem como a realização de estudos para adequação da Alece à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Unipace
O diretor acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, ressaltou que a Escola Superior tem como atribuição geral promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores da Assembleia, por meio de programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização. ''Queremos tornar a Unipace um centro de excelência em educação para o serviço público. Ofertamos programas de especialização latu sensu, cursos de idiomas, cursos de curta duração, seminários e webinários'', afirmou.
Acerca dos desafios, Robson Loureiro citou a ampliação de parcerias, recredenciamento da Unipace junto ao Conselho Estadual de Educação (em andamento) e o credenciamento a distância. Ele informou que a Unipace tem apostado na modernização de rotinas e processos com a tecnologia da informação e serviços da qualificação dos servidores.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação
O gestor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Alece ,Vicente Soares Neto, ressaltou que a Coti é um órgão de assessoramento responsável por propor e acompanhar políticas e diretrizes na área, com vistas à modernização administrativa, planejando, coordenando, concebendo e implementando projetos e ações conducentes ao desenvolvimento de soluções dela decorrentes.
Conforme apontou, a Célula de Apoio à Governança e Gestão da TI tem como principal atribuição prestar apoio à coordenação e divulgar políticas e diretrizes entre os colaboradores. Já a Célula de Infraestrutura tem a função de administrar os recursos de infraestrutura de TI e manter o processamento dos sistemas enquanto a Célula de Atendimento e Relacionamento atende os gabinetes e órgãos quanto à utilização de sistemas e recursos tecnológicos. Cabe à Célula de Sistemas de Informação, planejar e orientar o desenvolvimento, manutenção e atualização dos sistemas corporativos.
Sobre o projetos prioritários da Coti, Vicente Soares destacou o projeto de modernização da segurança de acesso e proteção dos dados e aplicações, adesão ao projeto estratégico de Gestão por Competências, adesão ao projeto estratégico de gestão de processos e a modernização da infraestrutura física e tecnológica da Coordenadoria.
Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos
A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Luíza Martins, ressaltou que o órgão de pesquisa, educação e memória do Poder Legislativo tem por atribuição precípua oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Casa.
Conforme explicou, o setor é formado pela equipe técnica, que coordena as atividades propostas e suas realizações, equipe de apoio responsável pela mobilização, contatos, produção e envio de documentos, bem como assessoria de imprensa, responsável pela revisão e acompanhamento do material produzido, divulgação das atividades e contatos com a imprensa interna e externa.
Sobre as entregas, Luiza Martins deu destaque à realização de seis seminários temáticos de forma virtual, idealizados a partir das dificuldades diagnosticadas no documento ''Cenário Atual do Saneamento Básico'' apresentado em 2021, para que especialistas, gestores e representantes da sociedade apresentem seus conhecimentos , experiências e iniciativas exitosas a partir de temas e programação definidos pelos membros de cada um dos eixos que compõe as áreas de trabalho do Pacto pelo Saneamento Básico.
Saiba mais
O Projeto Governança Interativa visa fortalecer a cultura organizacional, promover transparência nas ações entre os setores da Casa e o fomento de parcerias internas para o compartilhamento de saberes.
A segunda fase do projeto Governança Interativa já contou com a participação da coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, da coordenadora de Comunicação Legislativa, Laila Freitas, do presidente da Comissão de Licitação da Alece, João Vicente Leitão, e do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha Miranda, que apresentaram seus setores.
A terceira fase do projeto, visa compartilhar saberes para promover a aproximação entre o Parlamento e a sociedade, uma das prioridades do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT).
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801