Palestra aborda questões morfológicas do Litígio Territorial Ceará-Piauí
Por Julio Sonsol23/09/2024 10:36 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:
A Academia Cearense de Engenharia vai promover, nesta segunda-feira (23/09), palestra "O Litígio Territorial Ceará-Piauí", proferida pela professora Vanda Claudino-Sales. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros do Ceará, localizado na Rua Alegre 01, Praia de Iracema, em Fortaleza, a partir das 15h30min.
A palestrante é formada em Geografia pela Universidade de Brasília, especialização em Geologia Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia Ambiental na Université Paris-Sorbonne e pós-doutorado em Geomorfologia Costeira na Universidade da Florida (2006).
Ela é professora aposentada de Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), foi professora visitante na Universidade da Florida, na Universidade Paris-Sorbonne e na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência em Geomorfologia Estrutural, Megageomorfologia, Geomorfologia Costeira, Geodiversidade e Analise Ambiental.
Momento extraordinário
De acordo com o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas do Ceará, Luís Carlos Mourão, a professora Vanda vai proporcionar um momento extraordinário para que a sociedade civil conheça um pouco do litígio. "Será mostrado um pouco desse trabalho de pesquisa que foi feito na divisa entre o Ceará e o Piauí sobre a morfologia da região", explicou.
Conforme relatou o coordenador, este foi um trabalho dentre vários outros que apresentados para o Exército Brasileiro, que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal, para fazer estudos sobre a área litigada. Esta é a análise morfológica da formação de a Serra da Ibiapaba. “Por esse trabalho feito pela professora Vanda Claudino Sales e outros geógrafos chegou-se a conclusão, mais uma vez, que toda a estrutura que nós conhecemos como Serra da Ibiapaba pertence ao estado do Ceará porque todo o terreno faz parte de uma mesma formação morfológica", disse.
Luís Carlos Mourão salientou que a professora e pesquisadora Vanda Claudino Sales é uma das maiores autoridades do mundo sobre essa questão de morfologia. "Ela foi professora aqui da UFC e da Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, além de ser professora visitante da Universidade de Sorbonne na França. Hoje ela está na UFRJ, do Rio de Janeiro e na Universidade da Florida nos Estados Unidos, na cadeira de Geomorfologia".
Para o coordenador, a palestra será um momento interessante para que todos vejam outro lado dessa questão, para além das questões socioeconômicas. "Não se trata apenas do sentimento de pertencimento da população, das estruturas organizacionais que existe dentro da área de litígio, mas também a formação geológica de todas as áreas. Serão apresentados documentos históricos que, inclusive, foram citados através nos estudos que realizamos, provando que toda aquela formação rochosa pertence à estrutura cearense”, completou.
Conteúdo: Leonardo Coutinho
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna