Novo filme de Spike Lee é destaque na Netflix
Por ALECE19/06/2020 17:57
Compartilhe esta notícia:

Nas décadas de 1970 e 1980, a Guerra do Vietnã gerou um trio de filmes de grande qualidade, a cargo de cineastas consagrados: “Apocalypse Now” (1979), de Francis Ford Coppola; “Platoon” (1986), de Oliver Stone; e “Nascido para Matar” (1987), de Stanley Kubrick. A eles se soma o atual “Destacamento Blood”, do cineasta Spike Lee, disponível no serviço de streaming Netflix desde o dia 12 de junho. O filme é desde já um dos mais fortes pré-candidatos a premiações como Globo de Ouro e Oscar em 2021.
Na trama, quatro amigos, Paul (Delroy Lindo), Otis(Clarke Peters), Melvin (Isiah Whitlock Jr.) e Eddie (Norm Lewis) – acompanhados do filho de Paul, David (Jonathan Majors) – ex-veteranos da Guerra do Vietnã, retornam ao país asiático com o objetivo de recuperar um tesouro considerado perdido e ainda para encontrar os restos mortais do líder do esquadrão na época do combate, Norman Holloway (Chadwick Boseman, o protagonista de Pantera Negra). Desta forma, a narrativa alterna cenas entre o período da Guerra do Vietnã e os dias atuais.
Coerente com a trajetória que construiu, Spike Lee apresenta um filme sintonizado com o atual momento político nos Estados Unidos, sobretudo após a emergência do movimento Black LivesMatter (Vidas Negras Importam), cujos protestos recentes mobilizaram o país. O filme pode ser apreciado tanto do ponto de vista político quanto como entretenimento eficiente, pois não perde o ritmo ao longo de mais de 2h30min de duração.
Contribuem para a qualidade do filme o elenco com qualidade homogênea (embora Delroy Lindo, Chadwick Boseman e Clarke Peters se destaquem), a fotografia dinâmica e a trilha sonora. E, se as referências a “Apocalypse Now” são variadas e mostram a devoção de Lee para com a obra de Coppola, “Destacamento Blood” bebe ainda da fonte do clássico “O Tesouro de Sierra Madre” (1948), de John Huston, ao tratar da ambição enquanto elemento desagregador do ponto de vista social.
Mesmo recheado de referências, as características autorais de Spike Lee estão presentes e fazem de “Destacamento Blood” um de seus filmes mais relevantes, ao lado de “Malcolm X” (1992) e “Infiltrado na Klan” (2018). Confira e reflita.
Serviço: Destacamento Blood (Da 5 Bloods, EUA, 2020).Direção: Spike Lee. Roteiro: Danny Bilson, Paul De Meo, Kevin Willmott e Spike Lee. Duração: 154 minutos. Disponível na Netflix.
SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também

Programação descentralizada marca aniversário de 26 anos do Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 26 anos com programação que dialoga com os territórios vizinhos, como Poço da Draga, Moura Brasil e...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult
Fim de semana tem programação cultural diversificada em Fortaleza
O fim de semana do feriado da Semana Santa oferece à população de Fortaleza uma programação diversificada para adultos e crianças, com eventos focados...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult e Dragão do Mar
Estação das Artes promove eventos com foco na valorização da cultura negra e periférica
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Estação das Artes, equipamento cultural público em Fortaleza, promove uma programação cultural diversa, com ênfase...
Autor: Julio Sonsol com informações da Secult