Livro revisita obra do cineasta Stanley Kubrick
Por ALECE21/03/2019 13:41
Compartilhe esta notícia:

No dia 7 de março de 2019, uma data redonda marcou cinéfilos do mundo inteiro: trata-se do registro de 20 anos decorridos da morte do cineasta estadunidense Stanley Kubrick (1928-1999). O período é propício para a leitura de "Stanley Kubrick - o monstro de coração mole", livro de autoria do escritor e publicitário Marcius Cortez. A obra, disponível para vendas pela Internet e em algumas das principais livrarias de Fortaleza, revisita a obra do cineasta e, por meio dela, traça seu perfil, com novas informações sobre um artista controverso, mas cuja filmografia tem inegável importância para a história da Sétima Arte.
Tido pelos colaboradores como um perfeccionista obsessivo, que participava intensamente de todas as etapas do processo cinematográfico, Kubrick dirigiu apenas 13 filmes em sua carreira e, no entanto, todos foram significativos, distintos entre si e influenciaram as carreiras de outros cineastas.
O livro é dividido em 14 capítulos, sendo um deles basicamente uma introdução e cada um dos demais destinado à elaboração e desenvolvimento de cada um dos filmes do cineasta. Desta forma, conhecemos um pouco mais sobre clássicos como a ficção científica "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968), o futurista "Laranja Mecânica" (1971), o terror "O Iluminado" (1980) e o filme de guerra "Nascido para Matar" (1987), obras marcantes junto ao público e à crítica.
A obra de Marcius Cortez ganha por dar o mesmo peso destas obras aos filmes iniciais da carreira de Kubrick, alguns deles rodados ainda nos Estados Unidos, em preto e branco, até a experiência do cineasta com "Spartacus" (1960) - quando, após divergências com o protagonista Kirk Douglas, Kubrick, insatisfeito com o resultado do filme, partiu para fazer sua carreira na Inglaterra, daí surgindo obras polêmicas como o drama "Lolita" (1962) e a ficção científica "Doutor Fantástico" (1964). O livro tem seu encerramento focado no drama erótico "De Olhos Bem Fechados" (1999), que dividiu opiniões quando lançado postumamente, estrelado pelo então casal também atrás das câmeras Tom Cruise e Nicole Kidman.
Quem conferir o livro verá que há muito a descobrir ainda na obra do cineasta que, indicado ao Oscar quatro vezes como melhor diretor e cinco como roteirista, foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood apenas pelos efeitos visuais de "2001". Muito pouco para alguém cuja contribuição ao cinema se estende até hoje, duas décadas depois da sua partida.
Serviço: "Stanley Kubrick - o monstro de coração mole", de Marcius Cortez. Editora Perspectiva, 211 páginas. À venda em livrarias e pela Internet. Preço médio: R$ 38,00.
Veja também

Programação descentralizada marca aniversário de 26 anos do Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 26 anos com programação que dialoga com os territórios vizinhos, como Poço da Draga, Moura Brasil e...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult
Fim de semana tem programação cultural diversificada em Fortaleza
O fim de semana do feriado da Semana Santa oferece à população de Fortaleza uma programação diversificada para adultos e crianças, com eventos focados...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult e Dragão do Mar
Estação das Artes promove eventos com foco na valorização da cultura negra e periférica
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Estação das Artes, equipamento cultural público em Fortaleza, promove uma programação cultural diversa, com ênfase...
Autor: Julio Sonsol com informações da Secult