Iniciada auditoria interna para manutenção da certificação ISO da CTLegis
Por Julyana Brasileiro03/09/2024 08:41 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (02/09), no Complexo de Comissões Técnicas, reunião de abertura da auditoria interna de manutenção da certificação ISO, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis). A Consultoria é vinculada à Diretoria Legislativa da Alece.
A controladora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia, ressaltou que o setor certificado com base na norma ISO 9001:2015, desde 2011, passa anualmente por auditorias interna e externa, com o objetivo de manter a certificação. “Anualmente, a CTLegis passa por uma auditoria, que é um processo de verificação da aderência da consultoria às normas ISO 9001:2015. A auditoria interna trabalha hoje não no sentido de fiscalizar, mas de agregar valor, contribuindo para apontar pontos de melhorias nos processos”, afirmou.
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, reforçou o pioneirismo da Casa devido à certificação. “A Alece é a única Assembleia Legislativa do País com certificação em sua atividade fim. Passamos recentemente por uma reunião de análise crítica em que pontuamos e lançamos luz sobre a nossa caminhada dentro do Sistema de Gestão da Qualidade. Seremos auditados por nossos auditores internos e vamos nos preparar para que a auditoria externa tenha êxito e possamos renovar a nossa certificação", acentuou.
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, destacou a expectativa de que a auditoria possa contribuir para melhorias. "Pretendemos que seja uma auditoria tranquila. Já temos experiência e sabemos que o processo é conduzido com muita responsabilidade pela Controladoria da Casa e ficarmos abertos para constatarmos oportunidades de melhorar cada vez mais o nosso processo", pontuou.
Reunião foi acompanhada por servidores da Alece - Foto: Paulo Rocha
Fundamentações da auditoria
Durante a reunião de abertura da auditoria interna, foram apresentadas as fundamentações normativas que embasarão a realização da auditoria interna: norma ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), ISO 19011 (Diretrizes para Auditorias de Sistema de Gestão), ISO 9002, matriz de planejamento, equipe de auditoria e plano de auditoria.
O titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Vicente Soares, destacou que, com a auditoria, o objetivo é "apresentar o monitoramento dos nossos contratos com fornecedores externos que são os links de Internet e fornecimento de computadores para procurar buscar a excelência na prestação de serviços para os usuários da Assembleia Legislativa".
A coordenadora de Qualificação dos Servidores da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Norma David, também manifestou expectativa positiva quanto à auditoria interna. “Pretendemos atender com qualidade os os processos internos da qualificação dos servidores, que atendam às áreas certificadas. Buscamos nesses processos, com o máximo de organização, evidenciar todo o trabalho referente aos cursos que a área certificada nos solicita. É um diálogo em que a gente evidencia que faz o que diz que está fazendo. Buscamos atender a todos os requisitos que a Norma ISO 9001:2015 exige”, asseverou.
A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna, Amanda Cavalcante de Lima, afirmou que a ideia da reunião inicial foi fazer uma apresentação rápida da auditoria interna da qualidade que vai ser realizada ao longo de cinco dias.
“Além de apresentar esses normativos, a gente apresentou também a matriz planejamento, que foi o principal produto do trabalho da etapa de planejamento dessa leitura interna. Nessa matriz, a gente define as questões de auditoria, todas as questões que vão ser aplicadas pra cada órgão, enfim, as informações que vão ser requeridas, onde vamos encontrar essas informações e os critérios de auditoria. A gente apresentou a equipe de auditoria, tanto a parte de supervisão, de orientação dos trabalhos, quanto de execução”, explicou.
Próximas etapas
Ao longo desta semana, estão agendadas reuniões para verificação da aderência a requisitos da Norma ISO 9001:2015, com encaminhamento do relatório final de auditoria previsto para o dia 30 de setembro.
Após a auditoria interna, é necessária auditoria externa para verificar se o Sistema de Gestão de Qualidade atende a todos os requisitos da Norma ISO 9001:2015, para que seja mantida a certificação da CTLegis.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032