Especialista em automobilismo orienta sobre ações de segurança nos transportes alternativos
Por Júlio Sonsol30/03/2023 08:48 | Atualizado há 2 meses
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Trafegar em segurança depende muito da nossa capacidade de ver o que está à nossa volta e também de ser visto pelos demais. E não importa em que veículo está - patinete, skate, patins - ou se é um pedestre, a regra vale para todos. Ver e ser visto torna o trânsito mais seguro e pode evitar riscos ou acidentes. A avaliação é do jornalista especialista em automobilismo Robério Lessa, servidor da Assembleia Legislativa do Ceará.
Robério aponta que há pessoas patinando à noite, sem nenhuma iluminação própria e vestindo preto, nas vias públicas da Capital, sem ter noção do risco que isso representa. Ele atenta para este detalhe que pode dar mais segurança a todos. "Alguns fatores interferem na visibilidade: luminosidade, cores, condições climáticas . Vestir preto enquanto patina em uma avenida durante a noite pode gerar um acidente", avalia.
Além de as vias serem bem iluminadas, Robério Lessa observa que os veículos devem estar com sistemas de iluminação em perfeitas condições. "Da mesma forma, pedestres, ciclistas e skatistas, precisam se vestir com roupas adequadas, e, se for o caso, ter os retrovisores sempre ajustados para não ser surpreendidos", recomenda.
Atenção aos pontos cegos
Ao conduzir um veículo é importante lembrar que todos possuem pontos cegos. Desta forma, o que pode variar é a quantidade e o tamanho desses pontos. Os veículos de grande porte (caminhões, ônibus, carretas) têm os pontos cegos maiores do que os veículos de passeio. A figura abaixo mostra as zonas em que o motorista de caminhões não enxerga e que você deve evitar trafegar perto, pois é onde acidentes são mais prováveis de ocorrer.

Motoristas devem estar atentos à visibilidade quando trafegam próximo a caminhões - California Department of Motor Vehicles
"Uma máxima do trânsito é ser visto. Hoje, com o incentivo ao transporte alternativo, vemos até patins e skates nas ruas, além das bicicletas, que já estão incorporadas ao cenário urbano. Porém, devemos ter a preocupação de essas pessoas serem vistas por condutores de veículos e também por pedestres, para evitar acidentes. As vezes, grupos de patinadores, todos de preto, percorrem até rodovias, como presenciei na CE-040, às 19h40min, usando o acostamento com pista. É uma roupa que não reflete a luz", pontua.
Para o jornalista especialista em automobilismo, o ideal é que as pessoas que saiam a noite ou de dia usando transporte alternativo, como bicicleta, patins, skates ou patinetes elétricos, além de ter o veículo com sinalização, usem roupas com melhor visibilidade. "É importante ser visto", salienta o jornalista.
Quanto ao uso de equipamentos obrigatórios de segurança para uso de patinetes eletrificados, vale salientar que estes devem ser equiparados a ciclomotores, conforme a Resolução 465/13 do Contran. Isso significa, dentre outras coisas, uso obrigatório de capacete de ciclista, velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres e máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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