Casa do Cidadão realiza força-tarefa para atendimento de criança com deficiência
Por Ariadne Sousa/Agência de Notícias com informações da Alece TV e da Alece FM07/08/2025 08:27 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A equipe da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que funciona por meio de parceria firmada com a Secretaria de Proteção Social (SPS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (06/08), mobilização para viabilizar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) de uma menina de 10 anos com paralisia cerebral e tetraplegia.
A ação, que ocorreu no Comitê de Imprensa da Casa, contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros da Alece e com o suporte especializado da Sala Sensorial da Casa do Cidadão.
Segundo a coordenadora técnica do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”, Erivânia Bernardino, a mobilização foi necessária porque a menina, chamada Ana Cecília, necessita de uma cirurgia gástrica, mas não conseguiu autorização pela falta de um documento com biometria. “Para nós, é uma alegria sempre estar contribuindo e fazendo garantir o direito da criança e do adolescente através da Ana Cecília”, disse a coordenadora.
A mãe da criança, Gisele Dias, conta que a família vinha, desde dezembro do ano passado, tentando obter o documento, mas as instituições procuradas não ofertaram a estrutura necessária para o atendimento da menina. “Agora, os próximos passos, com o documento novo, é estar dando entrada nas demandas da Cecília, porque ela é uma criança que ela se alimenta via sonda […] agora, eu acredito que vão se abrir novas portas”, declarou.
Sala sensorial
A Sala sensorial da Alece é equipada com recursos terapêuticos sensoriais, como brinquedos infantis, tapetes, tatames, almofadas e itens para estimular a criatividade - lápis de cor, giz de cera, canetas para colorir e massa de modelar. Enquanto aguardam atendimento, os profissionais do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) simulam os procedimentos para a coleta das digitais e a assinatura da criança em uma lousa mágica. A fotografia também é ensaiada com o uso de uma câmera digital.
A unidade fica no mesmo espaço onde funciona a Casa do Cidadão e o Procon Assembleia, localizados no 3º andar do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece). O espaço inclusivo foi pensado para acolher e conquistar a confiança de crianças e jovens em momentos de desorganização sensorial.
Casa do Cidadão
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará funciona por meio de parceria firmada com a Secretaria da Proteção Social (SPS) como um dos postos de atendimento ao cidadão em Fortaleza. Oferece à população cearense a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Digital de Trabalho, Antecedentes Criminais e serviços relacionados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Serviço
Casa do Cidadão da Alece
Atendimentos: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio de agendamento realizado exclusivamente pelo site: https://www.sps.ce.gov.br/sistemas/.
Endereço: Avenida Pontes Vieira 2348, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III) - Dionísio Torres, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3277-2782 / 3277-2786.
E-mail: casadocidadao@al.ce.gov.br
Edição: Geimison Maia/Agência de Notícias
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Casa do Cidadão realiza mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre de 2025
Em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), a Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) funciona como um dos pos...
Autor: Guilherme de Andrade/Agência de Notícias da Alece
Casa do Cidadão apresenta balanço com mais de 6.000 atendimentos no primeiro semestre
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, no primeiro semestre, até junho, 6.359 atendimentos, consolidando-se...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Eleitores devem se regularizar até 8 de maio para pleito de 2024
Os eleitores de todo o Brasil têm até o dia 8 de maio para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral e estarem aptos a participar das eleições...
Autor: Paulo Veras, com informações do TSE e TRE-CE