Casa do Cidadão

Eleitores devem se regularizar até 8 de maio para pleito de 2024

Por Paulo Veras, com informações do TSE e TRE-CE
26/03/2024 14:13

Compartilhe esta notícia:

Casa do Cidadão fica no Anexo III da Alece Casa do Cidadão fica no Anexo III da Alece - Foto: Paulo Rocha

Os eleitores de todo o Brasil têm até o dia 8 de maio para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral e estarem aptos a participar das eleições municipais de 2024. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Casa do Cidadão, oferece à população o serviço de regularização, que exige agendamento prévio.

O primeiro passo a ser feito pelo cidadão ou cidadã é consultar a situação de seu título de leitor no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, basta clicar no link https://tinyurl.com/yuk9z8a9 e ir até o campo serviços, localizado no canto superior direito da página. Depois, é só acessar a opção “situação eleitoral” e digitar o CPF.

Segundo o TSE, em 2024 serão mais de 152 milhões de eleitores em todo o país. O pleito deste ano definirá a eleição de para prefeito, vice-prefeito e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro. Nas cidades onde for necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 do mesmo mês.

Ao constatar a necessidade de regularizar seu título, o leitor deve fazê-lo atento ao prazo do dia 8 de maio, quando se encerra o cadastro eleitoral para as eleições deste ano. Se perder este prazo, o cidadão não terá direito a votar no dia 6 de outubro.

Casa do Cidadão na Alece

Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, é possível regularizar a situação eleitoral na Casa do Cidadão, que funciona no 4º andar do anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), localizado na avenida Pontes Vieira 2348. O atendimento deve ser agendado no link https://tinyurl.com/2cc5reef .

Arte: Divulgação/TRE-PE

Em Fortaleza, é possível também regularizar o título de eleitor na Central de Atendimento Centro (rua Jaime Benévolo, 21, Centro) e Central de Atendimento Sul (rua dr. Pontes Neto, 880, Luciano Cavalcante).

Outras opções de atendimento na capital são os vapt-vupt de Messejana (avenida Tomaz Coelho, 408), Antônio Bezerra (rua Demétrio Menezes, 3750) e shopping Riomar Papicu (rua Des. Lauro Nogueira, 1500).

Além da Casa do Cidadão da Alece, outras duas oferecem o serviço. A do shopping Benfica (av. Carapinima, 2200) e do shopping Iguatemi Bosque (av. Washington Soares, 55, Edson Queiroz).

Saiba mais

Há, ainda, a opção de atendimento no terminal rodoviário João Thomé (av. Borges de Melo, 1640). Caso o eleito prefira, pode também acessar o auto-atendimento do site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio do link https://tinyurl.com/27cnz22k 

No interior do Estado, a população pode acessar os serviços nos cartórios eleitorais (veja link com endereços e contatos https://tinyurl.com/2dyem435 ) ou nas centrais de atendimento (veja link com endereços e contatos https://tinyurl.com/mrxcntar ).

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também