Assembleia e Tribunal de Justiça trocam experiências na área de controle interno
Por ALECE13/11/2019 12:27 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A auditora interna da Assembleia Legislativa do Ceará, Sílvia Helena Correia, recebeu, nesta terça-feira (12/11), na sala da Controladoria, a visita da auditora chefe de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Diana Santos Pontes. O encontro teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os Poderes Legislativo e Judiciário no âmbito do Controle Interno.
Conforme afirma Silvia Helena Correia, a disseminação de modelos e boas práticas de controle interno é um dos pontos da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP). "É uma honra receber o Poder Judiciário para falar sobre nossa atuação na controladoria da Assembleia, pois a troca de experiências é justamente o que a rede se propõe. O TJ tem uma auditoria mais antiga que a nossa, e essa visita prova a vontade de querer aprimorar, modernizar e inovar", afirma.
Sílvia Correia destaca ainda que estamos num momento sensível não apenas no país, mas na administração pública. "Somos taxados como o grande problema das contras públicas e o fortalecimento do controle interno e da governança são cruciais para desmitificar isso e mostrar que temos excelentes práticas a serem seguidas'', destaca.
Intercâmbio de informações
Diana Santos Pontes, auditora chefe de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará, afirma que visitou recentemente o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) e tem um encontro previsto nessa semana na Controladoria Geral do Estado (CGE) para colher práticas. ''Desde junho, participo das reuniões da Rede Estadual de Controle Interno, que tem essa missão de integrar e estimular boas práticas. Estamos com a necessidade de revisar os procedimentos de autoria e esse encontro vai nos ajudar nesse aspecto", relata.
A auditora destaca ainda o planejamento estratégico como metodologia que pretende implementar na auditoria de controle interno do TJCE. "Trabalhamos com auditoria, mas temos outras macro-funções do controle interno que podemos trabalhar também e essas visitas são justamente para identificar que pontos o controle interno do Tribunal de Justiça pode abranger'', afirma. Também participaram da visita Juliana Alencar, auditora do Tribunal de Justiça do Ceará e Laise Lopes, estagiária do TJCE.
Sobre a Rede Estadual de Controle Interno
Sílvia Helena Correia coordena a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, criada em junho de 2018, com a missão promover a integração dos sistemas de controle interno do Estado do Ceará para o aprimoramento dos mecanismos de controle da gestão pública.
Também Integram a Rede representantes das unidades de controle interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, do Ministério Público do Ceará (MPCE), do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e da Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), além das prefeituras de Fortaleza, Aracati e Caucaia. Os encontros são realizados a cada três meses para a troca de informações e experiências por meio dos profissionais que atuam nos órgãos participantes.
A disseminação de modelos e boas práticas de controle interno é indispensável para a integração dos controles e a qualidade dos resultados. Em setembro deste ano, durante o XV Encontro Nacional de Controle Interno realizado na Assembleia Legislativa, Silvia Helena Correia apresentou por meio do painel ''Rede Estadual de Controle Interno do Ceará - estudo de caso'' o diagnóstico preliminar dos órgãos de Controle Interno do Estado do Ceará.
No mês de outubro, a experiência da Controladoria da Assembleia Legislativa foi apresentada no seminário "Controle Interno e Externo da Administração Pública: compartilhando boas práticas de cooperação”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829