Arraiá do Sapi celebra tradição nordestina e convivência entre os idosos
Por Julyana Brasileiro22/06/2026 15:48 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
- Foto: Alex Costa
Quem disse que cuidar da saúde e da qualidade de vida não pode ser motivo de festa?
Com muito forró, comidas típicas e alegria, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) promoveu, nesta segunda-feira (22/06), o Arraiá do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi).
A iniciativa contou com quadrilha improvisada, decoração temática, sanfoneiro, escolha do rei e rainha do milho e muito arrasta-pé. Além de promover um momento de diversão, o Arraiá do Sapi trabalhou de forma lúdica a integração e a estimulação cognitiva dos participantes.
.jpg)
Para a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota, ações como essa combatem o isolamento social, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos idosos.
“Essa é mais uma data comemorativa muito importante para nós, nordestinos. As festas de São João trazem todo um resgate da memória afetiva ligada às comidas típicas e às reuniões em família. Além disso, proporcionam muitos benefícios para os idosos, porque trabalham a memória, a atenção e a socialização. E eles adoram, estão aqui para dançar, comer e brincar”.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, destacou que o Sapi é motivo de orgulho para a Alece e se tornou uma referência entre as assembleias legislativas do País.
“Esse é um projeto muito bonito, formado por pessoas que a gente admira e que fazem parte dessa grande família, o Sapi. Temos a responsabilidade de acolher e cuidar daqueles que precisam do nosso carinho e da nossa atenção. E isso só é possível graças ao trabalho integrado das equipes que compõem o Departamento de Saúde e Assistência Social”, ressaltou.
Quem participa, recomenda
Para Maria de Fátima Gurgel, momentos de confraternização como o Arraiá do Sapi são especiais por proporcionarem encontros entre pessoas da mesma faixa etária e fortalecerem os laços de amizade.

“Eu sempre gostei de confraternizações, mas as daqui do Sapi são muito especiais. A gente convive com pessoas mais ou menos da mesma idade, que nos conhecem, sabem quem somos, e isso é muito importante para mim. Além disso, todos aqui são muito educados e nos tratam muito bem. É um ambiente muito acolhedor”, afirmou.
Com um traje típico de São João, Júlia Barbosa afirmou que celebrar o Arraiá é uma forma de manter a alegria e a disposição em todas as fases da vida.
(2).jpg)
“A gente tem que se cuidar, porque é assim que a gente continua vivendo bem e com alegria. Esses momentos fazem muito bem para nós. Aqui no Sapi achei tudo o que procurava: acolhimento, amor, orientação e bons profissionais, que me ajudam a ter uma boa qualidade de vida“.
Aldaisa Rodrigues Machado também fez questão de destacar a felicidade de participar do Sapi há três anos. “Aqui eu me sinto em casa e jovem porque pulo o carnaval, São João… A idade não me impede de brincar e ser feliz“.

Equipe multidisciplinar
O Arraiá do Sapi integra as atividades desenvolvidas pela Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, em parceria com as demais células, e busca estimular a autonomia, a socialização e a qualidade de vida dos usuários por meio de ações educativas, culturais e de integração.
O Sapi
O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) oferece atendimento multiprofissional para a terceira idade e é destinado a parlamentares, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno.
Confira mais sobre o trabalho do Sapi nesta matéria do Portal do Servidor.
Saiba mais

Essa iniciativa da Alece está vinculada a, pelo menos, dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas:
- 03 - Saúde e bem-estar;
- 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.
Os ODS são uma chamada ao enfrentamento a questões globais e buscam promover projetos com foco em paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteção ao meio ambiente e ao clima, desenvolvimento de comunidades e cidades mais sustentáveis. A Alece, por meio de suas ações efetivas, busca contribuir com o alcance dos ODS desde 2021, quando aderiu ao Pacto Global da ONU.
Edição: Samaisa dos Anjos
Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também
Alece promove campanha de vacinação contra covid-19 e influenza nos dias 9 e 10 de junho
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), uma campanha de vacinação...
Autor: Comunicação Interna com assessoria