Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Alece terá novo cabeamento e Wi-Fi

Por Júlio Sonsol
27/03/2024 11:57 | Atualizado há 3 semanas

Apresentação foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece Apresentação foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), realizou, nesta quarta-feira (27/03), apresentação da solução de novo cabeamento e Wi-Fi que estão sendo implementados no Palácio Adauto Bezerra e nos anexos da Casa, para a atualização e melhoria dos serviços oferecidos aos servidores e colaboradores da Alece. O evento, dirigido aos gestores da Casa, foi realizado no auditório 6 do Complexo de Comissões do Legislativo.

Na atividade, o titular da Diretoria Administrativa e Financeira, Paulo Neiva, explicou que a atualização dos serviços de Internet faz parte das diretrizes do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT). "Apesar da escassez de recursos, por sermos um Estado pobre, estamos nos empenhando para oferecer o melhor possível para os servidores e a comunidade", destacou.

O orientador da Célula de Atendimento e Relacionamento da Coti e gestor do contrato do novo cabeamento e Wi-Fi da Alece, Luís Eduardo Lima e Silva, salientou que a exposição dos novos equipamentos, além de informar a gestores e colaboradores sobre a importância da atualização dos serviços, também busca uma atitude colaborativa de todos os setores da Casa durante a instalação, que será realizada simultaneamente aos serviços de rotina.

Atualização

"Sabemos que hoje tudo é Internet,  tudo tem tecnologia. Todo mundo usa computador e a Alece é 100% isso. Estamos proporcionando uma atualização do Wi-Fi colocando access points (pontos de acesso) que são aqueles rádios espalhados na Casa. Temos a troca de todo o cabeamento que já tem  dez anos uso. Portanto, com esse novo cabeamento e o Wi-Fi, estamos atualizando os serviços", disse o gestor do contrato.

Gestor do contrato do novo cabeamento e Wi-Fi da Alece, Luís Eduardo Lima e Silva, durante a apresentação - Foto: Bia Medeiros

Ele explicou que esta atualização vai proporcionar mais eficiência, velocidade e resposta para os usuários e a sociedade. Luís Eduardo informou que todos os gestores da Casa foram convidados, para que fosse dada ciência do trabalho que será concluído em quatro meses. "Vamos trabalhar em paralelo, sem interromper as atividades da Alece. Portanto, é preciso que as pessoas tenham compreensão de que outros técnicos, funcionários da empresa que ganhou a licitação, estão fazendo todo esse trabalho", acentuou.

A apresentação foi dividida em quatro etapas: apresentações do núcleo tecnologia, do projeto Wi-Fi, do Projeto de Infraestrutura e Rede Lógica e a apresentação da tecnologia 6A aplicada, vantagens e benefícios. "Tivemos aqui uma apresentação da própria empresa  vencedora da licitação que está à frente desse projeto. Depois, foi apresentada a tecnologia que vai ser empregada no Wi-Fi e o material empregado no cabeamento que vai ser utilizado em todos os setores da Casa", pontuou.

Desafios e soluções

Rafael Borges, engenheiro de de telecomunicações da empresa Núcleo vencedora da licitação da Assembleia Legislativa, salientou que a Núcleo está presente em todas as fases do projeto, desde a sua concepção. "Desde a reunião de kick off, onde a gente definiu todos os objetivos da implementação do projeto, bem  como a parte de tecnologias, o Núcleo acompanha os desafios que foram encontrados  no caminho e as soluções", asseverou.

Segundo afirmou o engenheiro, foram apresentadas soluções estruturais que vão desde os prédios com concreto, alvenaria, vidro, metálico e tudo que influi quando a se trabalha com a radiofrequência. "Existe essa dificuldade de tráfego. Então, para maior efetividade do serviço, definimos quantos equipamentos serão utilizados, por meio de estudo prévio para chegar a melhor solução", acentuou.

Gestores e servidores da Assembleia Legislativa durante a apresentação - Foto: Bia Medeiros

Além da maior velocidade dos equipamentos através da atualização do Wi-Fi e cabeamentos, Rafael Borges revelou que também será integrada uma série de tecnologias que vão desde a inteligência artificial e até a possibilidade de estar registrando dados das pessoas que visitarão a Alece. "A gente consegue integrar  esses dispositivos com  smartphones mais atuais e notebooks", disse.

O diretor da Empresa parceira Lemos TI, Fortunato Coehn, que vai promover o novo cabeamento da Alece, pontuou, durante a sua exposição, que serão fornecidos cabos de categoria 6, que permite transferência de maiores volumes de dados, com mais velocidade. "Não adianta apenas ter um Wi-Fi mais atualizado se os cabos são antigos e não permitiram um fluxo maior. Hoje, é fundamental que o Wi-Fi 6, que está sendo instalado, para uma  potência maior uma infraestrutura eficiente. Por isso é importante que os gestores da Casa tenham conhecimento da importância desse cabeamento", completou.