Alece lança pesquisa de satisfação dos serviços de Tecnologia da Informação da Casa
Por Núcleo de Comunicação Interna12/08/2025 09:51 | Atualizado há 16 horas
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A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia, nesta terça-feira (12/08), a terceira edição da pesquisa interna de satisfação dos serviços de TI.
A iniciativa tem como objetivo coletar dados que orientem a melhoria contínua na prestação dos serviços, promovendo o aumento da satisfação dos usuários, incluindo parlamentares, servidores e colaboradores terceirizados da Casa. O formulário fica disponível até o dia 12 de setembro.
Participe da pesquisa e responda o questionário aqui
O coordenador da Coti, Fabio Máximo, destaca que, além de avaliar a qualidade dos serviços prestados, a pesquisa permite identificar pontos de melhoria, fortalecer a relação entre a área de TI e os órgãos da Casa, atender requisitos de governança e maturidade, melhorar a experiência do usuário e alinhar os serviços às necessidades institucionais da Alece.
"A pesquisa é simples, mas abrange todos os serviços ofertados pela Coti, o que nos permite uma visão abrangente e estratégica das percepções dos usuários", ressalta o coordenador.
Fabio Máximo lembra ainda que a melhoria contínua dos serviços de TI está alinhada às diretrizes do Programa Alece 2030, que busca fortalecer a governança em toda a estrutura da Casa. “As informações obtidas com a pesquisa subsidiarão decisões estratégicas para a modernização da infraestrutura tecnológica da Alece, promovendo a inovação e a melhoria contínua dos serviços”, apontou.
O desenvolvimento e a coordenação da pesquisa foram da Célula de Apoio à Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, sob a orientação de Vicente Soares, com o apoio dos analistas legislativos Fátima de Jesus, Leones Filho, Maicon Oliveira e Flávio Souza.
Segundo Vicente Soares, a pesquisa integra um dos indicadores institucionais da Coti: o Índice de Maturidade de Governança em Tecnologia da Informação. “Em outubro de cada ano apuramos esse índice e a pesquisa contribui diretamente para sua composição”, explica.
O questionário
A edição de 2025 da pesquisa foi reformulada com base na metodologia NPS (Net Promoter Score), apresentando um design simples e mais interativo. De acordo com Fátima de Jesus, a mudança visa facilitar e agilizar o preenchimento, incentivando uma maior participação.
“Nossa intenção foi tornar a pesquisa mais rápida e agradável, para alcançarmos um número ainda maior de respostas”, afirma. O questionário pode ser respondido tanto por meio de computadores quanto por meio de smartphones.
O participante informará brevemente seu perfil e, em seguida, responderá às perguntas específicas sobre a satisfação com os serviços de TI. As respostas são anônimas e não será necessário se identificar.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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