Alece instala Comitê de Governança de Tecnologia da Informação
Por Paulo Veras26/02/2024 13:04
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A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), realizou, nesta segunda-feira (26/02), a reunião de instalação do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGTI). O colegiado faz parte do Modelo de Governança de TI da Alece. A reunião ocorreu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Vicente Soares, coordenador da Coti, explicou que o Comitê irá conduzir as diretrizes para a instalação da política de segurança da informação na Assembleia Legislativa. “Hoje, estamos apresentando a composição, atribuições, objetivos e calendário de reuniões do Comitê, na nossa primeira reunião ordinária”, disse o coordenador. Segundo Vicente, com a instalação do Comitê, a Coti poderá acompanhar todos os processos de melhoria, tanto estruturais como os de implantação de novos sistemas na Alece.
Modelo de governança
A coordenadora da Célula de Governança e Apoio à Gestão da Coti, Fátima de Jesus, informou que o CGTI é um projeto que decorre do programa Alece 2030, planejamento estratégico da Casa, que estipulou a criação de Modelo de Governança de TI na Assembleia.
Coordenador da Coti, Vicente Soares, apresentou composição, atribuições, objetivos e calendário de reuniões do Comitê - Foto: José Leomar
Fátima revelou que de acordo com o Índice de Governança de TI (iGovTI), índice elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que mede os índices de governança, a Tecnologia da Informação da Alece está, desde 2022, no nível básico. “Nossa meta é evoluir, em 2024, para o nível intermediário. Com o Comitê teremos maior facilidade de conquistar este objetivo”, afirmou.
Vicente e Fátima acentuam que com a criação do Comitê, todos os processos que envolvem a TI na Alece irão melhorar em um ritmo maior e isso terminará por oferecer serviços melhores para o público interno e para a sociedade em geral.
Composição do CGTI
No Comitê, têm assento representantes da Coti, Gabinete da Presidência, Diretoria Geral (DG), Diretoria Administrativo e Financeira (DAF) e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins). Cada órgão indicou dois membros para o Comitê.
Na primeira reunião estiveram presentes Vicente Soares e Fátima de Jesus (Coti) Laila Freitas (Gabinete da Presidência), Lindolfo Cordeiro (DG), Anselmo Braga e Gabriela Moriconi (DAF), Heline Joyce e Afonso Neto (Codins).
Competências
Cabe ao CGTI: propor ao Comitê de Gestão Estratégica (COGE) o Plano Diretor de TI (PDTI) da Alece e acompanhar a sua execução; coordenar a formulação das propostas de políticas, diretrizes, objetivos e estratégias de TI, como a Política de Segurança da Informação, a padronização de processos, dentre outras; coordenar a elaboração dos planos e a definição dos indicadores de desempenho de TI, bem como a implementação das ações planejadas, a mensuração e o monitoramento dos resultados; realizar a gestão de portfólio dos projetos de TI, priorizar as ações e os investimentos de TI, os quais deverão estar alinhados aos objetivos institucionais da Alece; monitorar e controlar os projetos de TI, avaliando riscos, problemas e custos relacionados aos projetos; estabelecer as normas gerais relativas às aquisições, contratações e a utilização de tecnologia da informação.
Durante a reunião, os gestores presentes elogiaram a iniciativa, agradeceram o convite para participar do Comitê e se colocaram à disposição para apoiar o trabalho. Os integrantes aprovaram o calendário de reuniões até setembro de 2024. O próximo encontro do CGTI acontecerá no dia 26 de março.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
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Autor: Salomão de Castro, com informações da Coti