Webinar marca encerramento da campanha “Minha voz, minha identidade”
Por ALECE20/04/2021 21:23
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta terça-feira (20/04), Webinar abordando o tema “Minha voz, minha identidade”. O evento teve a exposição da fonoaudióloga clínica e educacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Maria Socorro Tavares Timbó. O encontro marcou o encerramento da campanha promovida pelo setor que, durante três semanas, abordou os cuidados com a voz, dando dicas de saúde.
De acordo com a expositora, é importante er o cuidado com a voz, para que ela expresse exatamente o que se quer dizer. “A nossa voz é única, não há duas idênticas. Há vozes familiares, de pessoas de anatomia que são semelhantes. Mas ao se fazer exames de voz, haverá diferenças nos timbres. Até imitadores não conseguem trazer a verdadeira identidade vocal, apesar das semelhanças. É uma marca, uma identidade”, definiu.
Socorro Timbó explicou que a voz pode ser trabalhada. Quem não gosta da própria voz, pode modificá-la por meio de técnicas adequadas. “Podemos dar outras características, melhorá-la (voz)”, explicou. Ela observou que nos ambientes digitais, as pessoas passam a imaginar rostos somente pelo tom da voz, inclusive quanto à idade. “Mas isso é apenas uma percepção. Falamos, mas não temos o hábito de se ouvir”, afirmou. Mas a partir do uso de tecnologias, as pessoas está agora se gravando e se ouvindo, acentuou.
Relação com a personalidade
De acordo com a fonoaudióloga, a voz aponta traços de personalidade. No entendimento da palestrante, quem tem mais altivez na personalidade, provavelmente coloca esse traço também na fala. Outra observação é a de que o ritmo do dia pode influenciar na forma de se falar. “Ninguém é só aquele pedaço que se mostra”, alertou.
Quando se trata de um professor, tem de apresentar uma voz que seja acolhedora. “Como estamos levando a nossa personalidade para o outro? Estamos levando mais rispidez, mais alegria, ou sendo acolhedor?”, indagou Segundo afirmou a fonoaudióloga do DSAS, a tonalidade da voz pode evitar conflito e buscar a harmonia. “Quem está com raiva vai expressar raiva. Mas há pessoas que estão tristes e conseguem mascarar. Trazer a consciência de quem somos é muito importante. Pelo fluxo de voz pode ser agregador ou desagregador”, explicou, considerando que o estado emocional não precisa ser escondido.
Socorro Timbó acentuou que é necessário o cuidado diário da voz para que o desgaste não a prejudique. “Quem não usa muito a voz pode ficar tranquilo, mas para que usa muito é preciso dar a devida atenção a ela, com repouso, e uso mais cuidadoso”, pontuou. Em tempos de pandemia da Covid-19, ela acentuou que o abraço passou a ser a própria voz, já que esta é uma forma de trocar afeto.
Apoio
Na abertura, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou a importância dos Webinar para os servidores, que mesmo durante a pandemia, mantém contato remoto com os colegas, além de participar de discussão de importantes temas da contemporaneidade. Ele assinalou que a primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, está dando todo o apoio às atividades do Departamento, e também fez alusão às comemorações do Dia Mundial da Voz.
Socorro Timbó também é mestranda em Educação na Univerdade de Lisboa (Portugal), especialista em Fonoaudiologia Clínica e Psicopedagogia, professora da Academia de Palestrantes do Ceará e da pós-graduação em Psicopedagogia do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) na Universidade MRH, além de integrar a Célula de Fonoaudiologia do DSAS.
O Webinar é voltado exclusivamente para os servidores do Poder Legislativo e teve transmissão online ao vivo por meio da plataforma Zoom. A atividade tem também o objetivo de fortalecer a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e combate à Depressão e ao Suicídio, instituída na Casa.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/