Webinar debate Mulher como Fluxo da Vida
Por ALECE11/05/2021 21:17
Compartilhe esta notícia:
A Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou, nesta terça-feira (11/05), Webinar sobre o tema “A Mulher como Fluxo da Vida”. A exposição foi apresentada pela a jornalista Camila Santana, empresária e influenciadora. O tema está incluído entre as comemorações do Dia das Mães, transcorrido no último domingo (09/05), por sugestão da primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Cristiane Leitão. Cerca de 110 servidores e servidoras participaram do encontro virtual.
Camila Santana disse que veio de Campina Grande (PB), sua cidade natal, para Fortaleza com 18 anos, e começou a trabalhar no Sistema Verdes Mares (SVM), onde passou três anos. Foi mãe aos 21 anos, depois passou um ano TV Cidade. Em seguida, passou pela assessoria do então deputado estadual Professor Teodoro (que exerceu mandatos na Assembleia pelo PSDB e PSD entre 2007 e 2016). “Sempre estava latente nos meus relacionamentos profissionais as questões das mulheres. Quando saí da Assembleia, concorri para uma vaga para ser executiva da companhia aérea TAM, que depois se transformou em Latam”, recordou.
A partir daí, disse ter procurado ser uma mãe presente e dar o melhor no trabalho, tendo feito ainda curso de Administração de Marketing. Pediu demissão da companhia aérea, para ficar mais perto dos filhos, passou três meses em casa e em seguida passou a trabalhar com o esposo na empresa da família. “Eu não conseguia acatar a posição de chefe do meu esposo. Naquele momento eu sabia que precisava ter paciência para reajustar as rotas. Depois de 11 anos de casada, trabalho na loja London de roupas femininas e todas as funcionárias são mulheres”, afirmou.
Ela explicou que vender roupa é um sonho de uma mulher que está vivendo um momento importante, como uma formatura, ou esperando um filho pela primeira vez. “Trabalhar com moda e beleza, que elevam a autoestima feminina, nunca será futilidade. É a mulher como fluxo da vida, a pérola da nossa sociedade”, afirmou.
A expositora avaliou que fluxo é o ato de fluir, um movimento constante. “A gente percebe que a mulher é o próprio fluxo da vida, que não é só gerar, é também dar a forma de como vai evoluir a vida. É preciso se desprender um pouco do egoísmo. A gente se doa, se comove e se abraça muito. Eu não tenho inimigas. Há mulheres que não se identificam comigo, mas não são inimigas”, pontuou.
Segundo ela, as mulheres são protagonistas da vida. “Se houver uma outra vida, quero ser mulher novamente. É muito grandioso e ao mesmo tempo simplório reduzir a mulher a aquela que vai gerar, criar, alimentar e conduzir uma vida”, apontou.
Dados sobre o Ceará e a realidade feminina
O Ceará, segundo ela, de acordo com os dados de 2020, possui 9,1 milhões habitantes, e 4,7 milhões são mulheres. “Dessas, 49,6% são responsáveis por seus lares. São dados registrados, fora a informalidade e a dificuldade de se obter os as informações. Muitos homens perderam empregos e há muito mais mulheres na informalidade. As mulheres mantêm uma grande parcela de nossa economia”, avaliou.
Camila Santana considerou que sempre deve haver conversa e o óbvio deve ser dito. “Quando falamos sobre os nossos sentimentos, parece até ser uma besteira, mas é preciso mostrar também o nosso lado de ser cuidada e de se fazer entender. O diálogo é a chave do entendimento”, asseverou. No seu entender, quando se escolhe a jornada do casamento, não é para sempre, mas um querer diário.
Movimento das Mulheres presente na discussão
Viviane do Vale, representando o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), agradeceu o apoio de todos. “O mais interessante deste projeto da Unipace é poder se reunir toda semana, e se fortalecer a cada dia, mesmo diante de tantas notícias difíceis”, afirmou. Segundo ela, essa é uma oportunidade de colocar o amor e a gratidão em prática, diante das dificuldades enfrentadas na pandemia.
A controladora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia, também saudou a expositora, destacando que as mulheres em tempos de trabalho remoto têm enfrentado jornadas laborais ainda mais puxadas, para dar conta das atividades profissionais e do lar, ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.
O Webinar é transmitido todas as terças-feiras ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os temas são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, com o objetivo de levar informação e manter a interação dos colegas durante o período de isolamento social. O evento é comandado pela coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores Norma David.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032