UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Webinar debate autoestima e inteligência emocional

Por ALECE
09/03/2021 20:55 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Webinar trata de assuntos de interesse dos servidores da AL e promove vivências entre eles Webinar trata de assuntos de interesse dos servidores da AL e promove vivências entre eles - Foto: Júlio Sonsol/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, realizou, nesta terça-feira (09/03), Webinar sobre o tema "Inteligência emocional como fonte de equilíbrio”. A exposição coube à master coach Viviane Vale, por meio da plataforma digital Zoom.

Viviane Vale é administradora, analista de perfil comportamental, professora, master coach especialista em autoestima feminina e integrante do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). Durante a abertura do Webinar, também houve a participação de Cristiane Leitão, primeira dama da Assembleia Legislativa do Ceará, que parabenizou as servidoras da Casa pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrido nesta segunda-feira (08/03).

Cristiane Leitão destacou o projeto "Bem Me Quero", em convênio do MMLC com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), buscando resgatar a autoestima das mulheres que cumprem pena. "Vamos abraçar esse projeto não só para as apenadas mas também para toda as servidoras, para levar um alento a todas", destacou.

A professora Viviane Vale iniciou citando Anthony Hobbins, para quem todos somos governados pelos sentimentos e não pela razão. "Neste momento o que mais precisamos é de equilíbrio”, defendeu. Segundo ela, inteligência emocional é o relacionamento consigo mesmo e com os outros. "É a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, e a capacidade de automotivação, e de gerir bem as emoções", definiu. A palestrante acentuou que há pouco tempo, não se falava em inteligência emocional, mas só o coeficiente de inteligência (QI).

Como lidar com a inteligência emocional

“De que adianta um baú cheio, mas que ninguém usufrui de nada lá dentro? Por isso é preciso fazer uma jornada pra dentro de si. Se identificar que o negócio está muito feio, tome providências. É preciso se perguntar como está na vida, hoje. Assim é possível saber como está a vida emocional”, apontou a palestrante.

Os cinco pilares da inteligência emocional, segundo afirmou Viviane Vale, são: autoconsciência emocional (o quanto reconhece e identifica as emoções e sentimentos); autocontrole (o quanto que consegue se controlar em suas emoções e impulsos); automotivação (o otimismo); empatia (saber reconhecer e respeitar as emoções dos outros, a capacidade de perdoar); e relacionamento com os outros (como se trabalha em equipe, desenvolve e ensina outras pessoas).

Para cada pilar, a pessoa deve se atribuir entre zero e dez pontos. Quem se atribui perto de 50 pontos, tem inteligência emocional perto da perfeição. O total de 25 pontos indica mediana, tendo muito o que melhorar; e abaixo de 25 está precisando ter bastante atenção. De acordo com a professora, só avança na vida quem se questiona, quem reflete sobre o que precisa mudar e trabalhar no sentido da mudança necessária.

Durante o Webinar, Viviane Vale também conduziu algumas vivências, para despertar a sensibilidade dos participantes. Em uma delas, pediu que cada um, de olhos fehados, fosse um observador de sua própria vida, visualizando suas relações com outras pessoas. “Demonstre aos seus parentes o quanto os ama e que está depositando amor para eles”, recomendou.

Sobre o Webinar

Projeto voltado exclusivamente para os servidores da AL, promovido pela Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace, o Webinar tem transmissão online ao vivo por meio da plataforma Zoom, sempre às terças-feiras, a partir das 16 horas. Os temas são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, para levar informação e manter a interação dos colegas durante o período de isolamento social.

Na edição anterior do Webinar, realizada em 2 de março, o tema “A crise na ciência brasileira e os efeitos na pandemia” foi abordado por meio de palestra conduzida pela pela professor Lígia Kerr, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e  integrante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também