Núcleo de Comunicação Interna

Veículos da Alece vencem 6° Prêmio MPCE de Jornalismo

Por Paulo Veras, com assessoria do MPCE
29/11/2024 10:48 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Equipes da Alece TV e Alece FM durante a premiação Equipes da Alece TV e Alece FM durante a premiação - Foto: Divulgação/Alece TV

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Alece TV e da Alece FM, conquistou, nesta quinta-feira (28/11), o primeiro lugar em 50% das categorias do 6° Prêmio MPCE de Jornalismo, concedido pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A cerimônia de anúncio e entrega da premiação fo realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.

Ao todo foram quatro categorias em disputa (Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo Impresso/Web e Fotojornalismo), com os veículos da Assembleia Legislativa vencendo nas duas primeiras. A Alece TV foi a primeira colocada na categoria Telejornalismo com a reportagem “Não estamos sozinhas”. Em Radiojornalismo, a Alece FM faturou o primeiro lugar com a reportagem “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!”. Os vencedores receberam troféus, certificados e uma premiação em dinheiro.

Combate à violência contra a mulher

A jornalista da Alece TV, Janaína Gouveia, destacou a oportunidade de realizar a reportagem “Não estamos sozinhas”, sobretudo porque o tema da violência contra a mulher é sempre atual. “Com o trabalho, nós mostramos a atuação do Ministério Público no interior e toda a rede de apoio que é montada para defender as mulheres”, destaca.

Equipe da Alece TV - Foto: Divulgação/Alece TV

Para Janaína, quanto mais a pauta da violência for abordada, mais fácil será conscientizar a todos do problema. “Essa rede de apoio criado pelo MP atua em um trabalho de formiguinha, levando palestras pras escolas, pras obras onde existem os homens que ainda não entendem o que é a violência contra a mulher, como ela se manifesta, que não é apenas a violência física, mas também a psicológica, a patrimonial”. 

Além de Janaína Gouveia, o trabalho vencedor da Alece TV contou com Rafael Veras (produção), Vinicius Augusto Bozzo (edição), Marcelo Alves, Salomão Costa (imagens), Daniel Cardoso (imagens drone), Fábio Virgílio (motorista). O programa Repórter Alece, que veiculou a reportagem, é do Núcleo de documentários da Alece TV, sob coordenação de Angela Gurgel.

Tema desafiador

A Alece FM também comemorou o reconhecimento com a reportagem “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!”. A jornalista Jocasta Pimentel explica que abordar a violência sexual contra crianças e adolescentes é um desafio. “Esse tipo de violência acontece principalmente no ambiente familiar, ou seja, no lugar e com as pessoas que deveriam assegurar os direitos infanto-juvenis”, aponta.

Jocasta conta ter ouvido relatos nos quais as vítimas só conseguiram comunicar os fatos anos depois da ação violenta. A jornalista considera urgente tratar sobre essa temática, responsabilizar os culpados e promover uma rede de proteção que garanta escuta especializada e atendimento psicológico. 

Equipe da Alece FM também foi reconhecida - Foto: Divulgação/Alece FM

Jocasta afirma que o prêmio fortalece o objetivo da série de reportagens, que traz um recado direto: "Chega de Silêncio!". “Agradeço ao Ministério Público do Estado do Ceará pela oportunidade e aos colegas da Alece FM, na pessoa da nossa coordenadora, Tarciana Campos, pela confiança no trabalho”, afirma. A reportagem foi uma produção de Jocasta Pimentel, com edição de texto de Tarciana Campos e sonoplastia de Ronaldo Cesar.

Confira as reportagens vencedoras:

“Não estamos sozinhas” - Alece TV. Link: https://youtu.be/XngRQG9rZ3k?si=F21QinuCKFGRzqeS 

“Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!” – Alece FM. Link: https://open.spotify.com/episode/2rjksPP9m9YbfsyUkUbLGg?si=xN0n_U2ORyWnfahv6dQoMQ 

Saiba mais

Nesta edição do Prêmio MPCE de Jornalismo, o tema foi “MP do Ceará e Cidadania: Fortalecendo a Defesa dos Direitos e a Promoção da Justiça”. A disputa contou com 104 trabalhos inscritos e 61 deferidos. Houve participação de profissionais de Fortaleza do interior do estado. Concorreram ao prêmio trabalhos (matérias, reportagens, série de reportagens, fotografias) veiculados em qualquer cidade do território brasileiro, desde que o conteúdo tivesse sido produzido sobre ações ocorridas no Estado do Ceará, dentro do tema proposto, no período de 16 de dezembro de 2023 a 31 de outubro de 2024. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também