Dicas de Saúde

Vacinação contra Covid-19 prossegue nos postos de saúde de Fortaleza

Por Júlio Sonsol, com Secretaria da Saúde de Fortaleza
22/12/2023 09:43 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Aplicação da vacina em adolescentes prossegue até 31 de dezembro Aplicação da vacina em adolescentes prossegue até 31 de dezembro - Foto: Bia Medeiros

Os postos de saúde de Fortaleza seguem aplicando vacina bivalente contra Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos até 31 de dezembro. Pessoas nesta faixa etária que já tomaram a terceira dose referente ao Coronavírus, com vacinas monovalentes há menos de quatro meses, não precisam receber o reforço da bivalente.

A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS). Após essa data, novas orientações serão divulgadas sobre a vacinação e os esquemas de doses para prevenção da doença.

Para se vacinar, é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina (ou seja, ter completado, no mínimo, o esquema primário monovalente). O objetivo desta ampliação é vacinar o maior número possível de pessoas, oferecendo a proteção necessária contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a ômicron.

Onde se vacinar

A vacinação ocorre nos postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Aos fins de semana, a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape), das 8 horas às 16h30min.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, 7.730.970 doses monovalentes foram aplicadas, além de 522.508 doses da vacina bivalente. Atualmente, Fortaleza tem 25,7% de cobertura do esquema da vacina bivalente.

Documentos necessários

Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Pessoas com Covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o Coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal e com sintomas leves, tais como: coriza, espirros ou tosse, não há contraindicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer 48h após o desaparecimento dos sintomas.

Vacinação contemplou servidores da Alece no dia 19 de dezembro - Foto: Bia Medeiros

Na Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social e Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, no dia 19 de dezembro, a vacinação contra Covid-19 para os servidores.  A aplicação foi realizada na sala da Célula de Enfermagem, no primeiro andar do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A vacina bivalente promove a imunização contra novas variantes do Coronavírus, além da cepa original. A imunização é feita por meio de uma injeção intramuscular, administrada geralmente no músculo deltóide (parte superior do braço). Após ser absorvida e distribuída no corpo, o agente imunizante irá estimular as células a produzirem proteínas que se assemelham às cepas originais e à variante Ômicron.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também