Unipace - Escola Superior do Parlamento Cearense

Unipace lança curso de capacitação para organizações sociais

Por Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
06/03/2024 14:51 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, Evandro Leitão, durante a atividade Presidente da Alece, Evandro Leitão, durante a atividade - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), lançou, nesta quarta-feira (06/03), o curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais”, gratuito, voltado para a comunidade de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O foco é capacitar lideranças comunitárias, representantes de associações e demais interessados.

Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), o terceiro setor já é uma realidade no País, alcançando uma nova dimensão nos últimos 20 anos, graças à atuação das organizações sociais. “Temos uma nova conjuntura no que diz respeito à execução de projetos, sobretudo aqueles na área social. Por isso, é tão importante nós capacitarmos as pessoas que estão nessas organizações. Seja na área contábil, na prestação de contas, na captação de recursos via editais”, destacou.

Ainda de acordo com o presidente da Casa, cursos como o ofertado pela Unipace permitem capacitar e qualificar os representantes do terceiro setor na perspectiva de promover uma melhoria dos serviços sociais. “Me sinto orgulhoso e honrado de abrir as portas do Parlamento, indo além da nossa missão de legislar e fiscalizar, tendo a sensibilidade de ouvir, escutar e atender as demandas da sociedade”, assinalou.

Importância da iniciativa

A presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), disse considerar a instituição um “símbolo do Parlamento aberto e com responsabilidade social”, que está acolhendo representantes de diversas organizações sociais para promover um curso de capacitação.

Na avaliação do vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), a Unipace está cumprindo a sua vocação de uma escola de cidadania e enfatizou que ela está aberta para todas as comunidades.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, salientou que o objetivo geral do curso é contribuir para a administração das associações, com foco no desenvolvimento sustentável e geração de soluções nas comunidades.

Entre os objetivos específicos da capacitação, segundo ela, estão compreender a potencialidade do trabalho profissional na esfera da gestão de políticas e programas sociais; fortalecer a aprendizagem de elaboração de projetos sociais; discutir estratégias de monitoramento das ações e otimização das práticas de planejamento; evidenciar a avaliação de ações implementadas, sendo capaz de gerenciar os riscos e fortalecer o empreendedorismo.

Palestra

O lançamento do curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais” contou com palestra da professora e Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcella Costa, com o tema “Parcerias no Terceiro Setor - Oportunidades e Desafios”.

Na ocasião, ela tratou do Marco Regulatório do Terceiro Setor (MROSC) no País, Lei nº 13019/2014, responsável por orientar a transferência de recursos (financeiros ou não) do poder público para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou entidades sem fins lucrativos. “É a legislação que reconhece e cria meios legítimos para que essas organizações possam atuar em parceria com o Estado. Felizmente, se entendeu em nível de Brasil que as organizações sociais existem e merecem reconhecimento”, salientou a professora, enfatizando que o Estado precisa da atuação desses entes.

“Quem está na ponta, na comunidade, atuando de forma capilarizada e legítima são as organizações da sociedade civil. O Estado não tem braços para alcançar tudo e realizar todas as ações, demandas e necessidades sociais. As organizações, por sua vez, têm essa capacidade, pois já estão lá nas comunidades”, explanou Marcella Costa.

O curso "Gestão de Projetos para Organizações Sociais” tem carga horária total de 100 horas, dividida em quatro módulos, com aulas presenciais e on-line (ao vivo e transmitidas por plataforma de vídeo), realizadas no período de março a junho de 2024. O certificado é emitido pela Unipace, sendo necessária a frequência mínima de 75% nas aulas e atividades.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro


Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também