Agenda Cultural

Tempo é vilão em faroestes disponíveis na Netflix

Por ALECE
17/04/2020 17:53

Compartilhe esta notícia:

Filmes estão  disponíveis na Netflix Filmes estão disponíveis na Netflix - Divulgação

O catálogo da Netflix disponibilizou recentemente diversos filmes do gênero faroeste. Dois deles, separados por 55 anos, merecem destaque, por características que os aproximam: Matar ou Morrer (1952), de Fred Zinnemann, e Os Indomáveis (2007), de James Mangold. A principal delas está na caracterização do tempo como vilão nas respectivas tramas.

Considerado hoje um clássico, Matar ou Morrer conta a saga de Will Kane (Gary Cooper), xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja vingança.

Apesar de Amy (Grace Kelly), noiva do xerife, argumentar que devem ir embora, Kane acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação e decide defender a cidade de Hadleyville dos criminosos. A população (com raras exceções) se recusa a ajudá-lo e se refugia em suas residências, enquanto ele pede aos cidadãos para que o ajudem no enfrentamento ao pistoleiro e seus cúmplices.

Grande parte do êxito do filme se deve à sua narrativa arrojada para os padrões da década de 1950, pois ele transcorre em tempo real. O filme tem início a partir das 10h30min de um domingo até chegar às 12 horas, mantendo clima de suspense permanente, por meio de cenas em que relógios surgem em diversos cenários onde estão os personagens. Matar ou Morrer venceu quatro Oscar: melhor ator (Gary Cooper), montagem, trilha sonora e canção, bem como o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante (Katy Jurado).

Duelo de atuações

Os Indomáveis traz para o cenário contemporâneo o gênero que é considerado referência nos Estados Unidos, com um autêntico duelo entre os atores Russell Crowe e Christian Bale. Na trama, Dan Evans (Bale) é um jovem rancheiro, que enfrenta dificuldades financeiras e está prestes a perder as terras onde vive com sua família.

Após realizar mais um assalto a diligência, o perigoso Ben Wade (Crowe) segue para uma pequena cidade do velho oeste. Na sequência, Wade é preso e logo é organizado um grupo para levá-lo até uma cidade distante, onde poderá ser enviado à prisão de Yuma em um trem, às 15h10min (daí o título original, 3:10 toYuma). Evans se oferece para integrar o grupo, com a promessa de receber uma recompensa financeira que resolverá seus problemas. A proposta é aceita, mas fazer com que Wade embarque no trem não será uma tarefa fácil, já que os demais integrantes de seu bando estão vindo em seu resgate.

Se em Matar ou Morrer o forte é a construção psicológica dos personagens, com a ação ficando reservada para as sequências finais, em Os Indomáveis há um maior equilíbrio entre os elementos utilizados no gênero western. Com reviravoltas capazes de mostrar ao público o caráter ambíguo dos personagens, o filme tem como ponto forte a direção dinâmica de James Mangold, de Ford vs. Ferrari (indicado ao Oscar de melhor filme neste ano). Os Indomáveis concorreu ao Oscar nas categorias trilha sonora e mixagem de som.

Serviço:

Matar ou Morrer (High Noon, EUA, 1952). Direção: Fred Zinnemann. Elenco: Gary Cooper, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Grace Kelly e Katy Jurado.

Os Indomáveis (3:10 toYuma, EUA, 2007). Direção: James Mangold. Elenco: Russell Crowe, Christian Bale e Peter Fonda.

Os filmes estão disponíveis no catálogo da Netflix.

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também