Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

Talk show sobre desafios da maternidade mobiliza servidoras

Por Julyana Brasileiro
18/05/2023 16:43 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Encontro é parte da programação relativa ao mês das mães Encontro é parte da programação relativa ao mês das mães - Foto: Máximo Moura

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos promoveu, nesta quinta-feira (18/05), talk show com o tema "A mulher para além da maternidade" para servidoras do Poder  Legislativo. A iniciativa é realizada em meio à programação de maio, mês das mães. Durante o evento, foram  abordados temas relacionados aos sonhos e vontades da mulher depois de ser mãe, com reflexões que permeiam suas mentes e sua capacidade em administrar multitarefas para além da maternidade.

O encontro  foi mediado pelas facilitadoras Evelucia Lustosa Melo (psicóloga clínica e social, psicomotricista relacional, arte educadora e arte terapeuta), Melissa Ourives (mestra em Direito, professora universitária e vice-presidente do  Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM) e Ruth Matos, professora universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Melissa Ourives compartilhou experiências de vida e ressaltou ter enfrentado uma separação com os filhos ainda pequenos. O momento, segundo ela, foi marcado por dor e incertezas em relação ao futuro, mas proporcionou   aprendizado e redescobertas. ''Fui muito feliz casada e sou feliz enquanto mulher divorciada. Durante toda a vida vamos nos renovando, renascendo e estou  numa fase de me redescobrir, porque agora sou mãe de dois adolescentes e ninguém me preparou  para isso. Hoje estou aqui como mulher e mãe para, ao lado das minhas amigas, dividir com vocês quem nós somos para além da maternidade'', acentuou.

Conforme ressaltou, o intuito de ajudar outras mulheres motivou a criação do projeto ''Mulheres, livros e vinhos”, grupo para estimular trocas interdisciplinares com o propósito de fomentar o apoio entre  mulheres na busca de compreender  as habilidades, o universo feminino e as questões que o cercam. ''Durante os encontros, formamos nossa rede de apoio emocional e profissional. Realizamos de forma leve a rodas de conversas, leitura de livros, debates sobre temas de grande relevância, regados por afeto e vinho'', destacou.

Melissa Ourives durante exposição feita no talk show - Foto: Máximo Moura

Recomeço

Para Evelucia Lustosa Melo  a maternidade foi um sonho realizado. Em 2012, de forma inesperada, em um acidente, ela vivenciou a perda do filho caçula, à época com 17 anos. A perda trouxe o luto e  a ressignificação da dor, com a criação do Instituto Felipe Martins de Melo, organização não-governamental que trabalha com formação de jovens universitários para o Empreendedorismo Social.

''Passamos por  vários momentos de luto ao longo da vida: a perda de um ente querido, separação, a saída de um emprego. Me dediquei como mãe e era realizada profissionalmente. Com a perda do meu filho, que fazia um intercâmbio  na Nova Zelândia na época, a  Evelucia morreu naquele dia e tive que recomeçar. A cada tempo que passa, somos outras versões de nós mesmos'', avaliou.

Por meio do projeto que leva o nome do filho, Evelucia Lustosa sensibiliza jovens para a cultura do voluntariado, oferecendo formação para o desenvolvimento pessoal, técnico e social, com base no Empreendedorismo Social.

Servidoras e colaboradoras durante a exposição de Ruth Matos - Foto: Máximo Moura

Ruth Matos, mãe de duas filhas e avó de quatro netos, enfrentou uma separação. O medo da solidão abriu espaço para ela encarar novos desafios  e viver seu próprios sonhos. ''Eu vivia os sonhos do meu companheiro e, com a separação, tive que descobrir quais eram os meus.  Fui professora da UFC (Universidade Federal do Ceará), me aposentei, sou escritora e faço trabalho voluntário na Fazenda da Esperança,  que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios. Todas vivenciamos angústias e alegrias'', afirmou.

Saiba mais

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. O órgão oferta os serviços  de mediação, círculos restaurativos, assessoria jurídica e realiza ações educativas e preventivas.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também