ASSALCE

Surrealismo é tema da Oficina de Desenho e Pintura da Assalce

Por Salomão de Castro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)
22/05/2024 06:30 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Servidoras durante atividade na Oficina ministrada por Elmiro Ribeiro Servidoras durante atividade na Oficina ministrada por Elmiro Ribeiro - Foto: Divulgação/Assalce

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) mantém ativa, em maio, sua Oficina de Pintura e Desenho, ministrada pelo servidor e artista plástico Elmiro Ribeiro, com o tema Surrealismo. Neste semestre, as participantes da Oficina vivenciam o aprendizado do movimento artístico que surgiu em Paris (França), no início do século XX, em reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental.

Elmiro Ribeiro informa que neste semestre foi iniciado um trabalho de composição criativa, visualizando o estilo surrealista. “O Surrealismo surgiu entre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, no qual havia a valorização da fantasia e da loucura, com muita coisa sendo absorvida da Psicologia que se praticava na época. Foi um movimento de estilo livre, que não se prendia a padrões estéticos, nem a determinadas normas acadêmicas”, define.

Para Elmiro, o Surrealismo é interessante porque ele dá liberdade para as pessoas exprimirem o seu interior, por ser um estilo que não trabalha com a razão, mas com a emoção. “O movimento foi criado pelo artista plástico André Breton, em Paris, no ano de 1922 e as características dessa vertente artística eram o pensamento livre, a expressividade espontânea, a influência das teorias da psicanálise, a criação de uma ´realidade paralela´, a criação de cenas irreais e a valorização do inconsciente”, acentua.

Além de Breton, o movimento artístico teve como principais representantes os artistas Max Ernst, Joan Miró, René Magritte e Salvador Dalí, informa Elmiro.

Material produzido durante a Oficina - Foto: Divulgação/Assalce

Surrealismo no Brasil

No nosso País, a arte surrealista exerceu considerável influência sobre o movimento Modernista (1930), tendo como principais precursores o escritor Oswald de Andrade, um dos maiores expoentes desse movimento na Literatura, bem como os artistas plásticos Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Ismael Nery.

A obra “O Abaporu”, de Tarsila do Amaral, é uma das mais conhecidas, sendo a principal referência do movimento surrealista brasileiro.

Serviço: A Oficina de Desenho e Pintura da Assalce é realizada às terças-feiras, às 9 horas, e às quartas-feiras, às 14 horas, na sede da Associação. Para mais informações, deve ser feito contato com Elmiro Ribeiro pelo WhatsApp (85) 9.9600-7037.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também