Notícia

“Setembro todo dia, conversas que salvam” é tema de roda de conversa do Prosa

Por Julio Sonsol
22/09/2025 12:22 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

A roda de conversa contou com a presença de cerca de 70 servidores e apresentou ferramentas para garantir o bem-estar psicológico e emocional A roda de conversa contou com a presença de cerca de 70 servidores e apresentou ferramentas para garantir o bem-estar psicológico e emocional - Foto: Bia Medeiros

O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, realizou, nesta segunda-feira (22/09), a roda de conversa “Setembro todo dia: conversas que salvam”. A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. 

Participaram a primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, além de profissionais da Casa vinculados à saúde mental. Com um público de 95 servidores da Casa o evento aconteceu no auditório Lucila Bomfim, no anexo III da Assembleia Legislativa.

Tainah Marinho Aldigueri salientou que é motivo de satisfação ter a oportunidade de participar de atividades da Alece voltadas ao bem-estar dos servidores, notadamente às questões de saúde mental. 

Foto: Bia Medeiros

“Setembro Amarelo vem com esse propósito de falar sobre o combate ao suicídio, de falar sobre prevenção. Aqui, a gente se empenha muito em falar sobre esse tema durante os 12 meses do ano. Assim, quero agradecer o trabalho da equipe de psicologia do DSAS e da Célula de Saúde Mental do Comitê de Responsabilidade Social, que desenvolvem projetos importantes e que são permanentes”, disse.

Projeto Realizar

A diretora do DGP, Elenice Ferreira, explicou que, durante a campanha Setembro Amarelo, é quando se trazem à tona os elementos que compõem a vida psicoemocional do servidor. Ela salientou que o departamento desenvolve o Projeto Realizar, que atende os servidores em três linhas: psicossocial, financeira e de projeto de vida. 

“A gente está com essa roda de conversa hoje, com profissionais, entre eles as psicólogas Caroline Pires e Hasthanya Mendonça, do programa Prosa, para que as pessoas vejam que a saúde mental não só como tema do Setembro Amarelo, mas é conversa para todo dia”, salientou a diretora. 

Para ela, a roda de conversa propicia um despertar, além de apresentar ao conjunto dos servidores todos os serviços de cuidados com a saúde mental oferecidos pelo DSAS e pelo Comitê de Responsabilidade Social. Segundo ela, há vários projetos que podem auxiliar os servidores e seus familiares. 

Ferramentas para garantir o bem-estar psicológico e emocional

A vida é um constante recomeço e cada manhã é uma nova chance. Frases como essas foram apresentadas pela psicóloga Caroline Pires durante a roda de conversa. Conforme salientou, elas abordam a importância da saúde mental e o que se pode fazer para contribuir para o dia a dia de cada um. 

Foto: Bia Medeiros

“A partir dessas frases, mostramos que a vida vale a pena e muito mais do que se imagina. Delas surgem conversas e reflexões que podem salvar, que ajudam o outro”. Segundo a psicóloga, a ideia é que as abordagens realizadas possam ser aproveitadas em outros espaços, levando ideias positivas para todos.

Psicóloga Hasthanya Mendonça. Foto: Bia Medeiros

Hasthanya Mendonça, também psicóloga, afirmou que o Prosa é um braço do DGP para cuidar das pessoas. Este cuidado, de acordo com ela, não é só na parte de aposentadorias. “A gente cuida da pessoa como um todo e, durante o Setembro Amarelo, através do nosso Projeto Realizar, recebemos as pessoas. É um cuidado diário que envolve o lado psicológico e o emocional”.

De acordo com a psicóloga, a parte mental é muito sensível e grande parte das pessoas não se sentem à vontade em falar de si para outros. Ela afirmou que ter esta atitude é muito relevante para se manter saudável. “A gente precisa ter um autoconhecimento para cuidar do lado emocional”, indicou.

Psiquiatra Felipe Mota durante sua fala no evento. Foto: Bia Medeiros

O psiquiatra Felipe Mota abriu a roda de conversa. Ele observou que é importante para todos terem sonhos a realizar. Como exemplo, citou o seu desejo de fazer teatro este ano e que já conseguiu transformar esta vontade em realidade. Neste momento, também foram feitos exercícios respiratórios e estímulos mentais vinculados ao bem-estar. 

Saiba mais

O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa) foi criado em 2009 com o objetivo de atender os servidores da Alece próximos à aposentadoria, convidando-os a uma reflexão sobre o momento de encerra­mento de suas atividades profissionais, esti­mulando-os e auxiliando-os na elaboração de um novo projeto, com melhorias na sua quali­dade de vida e no seu bem-estar pessoal.

O Prosa é voltado para todos os servidores da Alece, desde o início de sua trajetória profissional na instituição, até o momento da aposentadoria. O programa promove reflexões sobre os diversos ciclos da vida profissional e pessoal, com ênfase na transição para o desligamento, oferecendo ferramentas e suporte para que os servidores possam planejar e construir um novo projeto de vida. 

 

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja também