2a Companhia de Policiamento de Guarda

Setembro Amarelo tem atividade voltada para servidores da AL

Por ALECE
03/09/2020 15:06

Compartilhe esta notícia:

Campanha será realizada ao longo das quintas-feiras deste mês Campanha será realizada ao longo das quintas-feiras deste mês - Foto: Dário Gabriel

Considerado um fenômeno complexo, com várias facetas e determinações, capaz de afetar diversas pessoas, o suicídio é abordado anualmente neste mês, com atividades de prevenção, por meio do Setembro Amarelo. A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), sediada na Assembleia Legislativa do Ceará e que tem à frente o tenente coronel Marcelo Vasconcelos, iniciou nesta quinta-feira (03/09) a campanha "Todos em Defesa da Vida - Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio", por meio de ação voltada para os policiais, servidores e parlamentares que integram o Poder Legislativo.

Ao ingressar na Assembleia, os servidores receberam panfletos de esclarecimento sobre o tema da campanha e rosas, materiais distribuídos por integrantes da Companhia. Os dados divulgados pela 2ª CPG mostram que aproximadamente um milhão de pessoas se suicidam em todo o mundo, sendo registrado um caso a cada 40 segundos, enquanto a cada três segundos uma pessoa tenta contra a própria vida.

O suicídio é considerado ainda a terceira causa de mortes entre pessoas com idade entre 15 e 35 anos, sendo que cada caso registrado impacta seriamente a vida de pelo menos mais seis pessoas. O Ceará registra mais de um suicídio a cada 24 horas. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e Integra SUS.

Sobre a campanha

De acordo com o major Marcus Túlio Moreira Prudêncio, da 2ª CPG, a campanha tem o objetivo de prevenir sobre o tema junto aos grupos institucionais da Polícia Militar. "É uma campanha muito importante, tendo em vista que temos vários policiais que cometem suicídio, sendo importante conscientizar, neste momento, que todos estamos juntos pela vida", afirma.

Também de acordo com o major Túlio, os integrantes da Companhia buscam conscientizar policiais e seus familiares, bem como servidores do Poder Legislativo, de que a vida é mais importante e de que é necessário tratar preventivamente sobre o tema. Ele destaca que a entrega de panfletos e rosas marcou o início das atividades, que seguirão durante todo o mês. "Estaremos promovendo esta campanha sempre às quintas-feiras, com o nosso grupo institucional, da Polícia Militar, da aqui 2ª CPG", enfatiza o major Túlio.

Dentre os alertas apontados no panfleto, está a atenção que as pessoas devem ter quando alguém sinaliza que pode atentar contra a própria vida, expressando falta de esperança, isolamento, alterações de humor, mudanças comportamentais ou ideação suicida. É sempre necessário acompanhamento, conversa, proteção e busca de ajuda profissional ao atuar de forma preventiva junto às pessoas que apresentem esta tendência.

Onde encontrar ajuda?

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Site: https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/saude/servico/321

Centro de valorização da vida. Telefone: 188. Site: https://www.cvv.org.br/

Hospital de Saúde Mental de Messejana. Telefone: 85.3101.4348. Site: http://www.hsmm.ce.gov.br

Programa de apoio à Vida (Pravida/UFC). Telefones: 85.3366.8149/ 85.98400.5672

SC/AS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também