Departamento de Saúde e Assistência Social

Setembro Amarelo motiva atividade com servidores da Alece

Por ALECE
01/09/2021 20:01

Compartilhe esta notícia:

Exercícios sistêmicos são realizados nas quartas-feiras Exercícios sistêmicos são realizados nas quartas-feiras - Foto: Marcos Moura

Em virtude do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas da Assembleia Legislativa do Ceará realizou na tarde desta quarta-feira (01/09), exercício sistêmico sobre a temática “Um olhar para tristeza”. Ao longo do mês, os exercícios realizados na sala do Núcleo, instalada no terceiro andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) da Alece serão voltados para a temática da campanha.

Selma Machado, coordenadora do Núcleo, ressalta que a atividade foi uma oportunidade para realizar um movimento de autopercepção e enfrentamento dos sentimentos depressivos, ansiolíticos que encontramos na jornada de nossas vidas.

''Proporcionamos aos servidores da Alece um momento terapêutico de um olhar sistêmico para sua dor, dando um lugar para ela e, posteriormente trabalhando a resiliência e novas boas formas de ajustamento, dando a oportunidade de ampliar o olhar para uma boa solução'', avaliou.

Conforme alertou a coordenadora do Núcleo, por conta da pandemia da Covid-19, as emoções ainda estão em desordem e cada indivíduo lida com elas de forma diferente. ''Estamos oferecendo por meios desses grupos uma oportunidade de escuta para que todos possam colocar pra fora o que sentem e assim possamos ampliar o nosso olhar e expandir a consciência.  Muitas vezes passamos por problemas, recebemos conselhos de quem está à nossa volta, mas a ajuda ideal é a escuta terapêutica, o psicólogo'', orientou.

Acolhida dos sentimentos

A terapeuta responsável pela atividade, Nara Guimarães, destacou que os exercícios sistêmicos são terapêuticos, trazendo pequenas situações que nos levam a refletir. ''Entramos em contato com uma situação traumática que entristece o servidor, acolhemos esse sentimento, por meio de uma tomada de consciência, e encontramos recursos para solucioná-lo. Utilizamos diversos recursos, jogos, desenho, para fazer com o que paciente olhe para suas questões internas, tenha autoconhecimento e consiga sair da situação desfavorável'', explicou a psicóloga.

Essa é a quarta vez que o Núcleo realiza os exercícios sistêmicos.  O público-alvo são os servidores da Alece e seus dependentes ou pessoas que estão em processo terapêutico pelo DSAS.  Os encontros são realizados às quartas-feiras a partir das 15 horas. ''Temos em média 13 participantes, mas, por sermos um grupo aberto, recebemos convidados e interessados nas atividades, observando o limite de pessoas na sala para evitar aglomeração. Não é necessário agendamento. A proposta é que seja uma atividade semanal'', pontuou a psicóloga.

Exercícios sistêmicos

Os exercícios sistêmicos são dinâmicas estruturadas que utilizam as leis sistêmicas como base para iniciar um movimento de ampliação de percepção, expansão de consciência para liberação das questões emocionais, padrões repetitivos e crenças limitantes, sem a necessidade de recorrer a uma constelação completa.

''Esse tipo de terapia possibilita que algumas questões sejam olhadas em um curto espaço de tempo permitindo acesso a uma informação essencial de forma rápida e eficaz, para iniciar o caminho de autoconhecimento e evolução pessoal'', destaca Nara Guimarães, psicóloga do Núcleo.

Saiba mais

O Núcleo de Práticas Sistêmicas e Restaurativas é formado por quatro profissionais: Selma Machado, Vanessa Barros, Nara Guimarães e Isabel Martins. O setor funciona de segunda a sexta-feira nos expedientes da manhã (9 horas às 13 horas) e tarde (13 horas às 17 horas), com atendimento feito mediante agendamento. Para participar das atividades, é necessário realizar agendamento pelo telefone 85.3277.3776.

As ações do Núcleo são destinadas a incentivar a resolução de conflitos por meio de atendimentos individuais e em grupos terapêuticos virtuais e presenciais. Elas estão ancoradas no pensamento sistêmico e no método revolucionário da constelação sistêmica familiar desenvolvido pelo ex-missionário católico, psicanalista e terapeuta alemão Bert Hellinger, há 30 anos.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também