Sessão solene homenageia servidoras da Alece no Dia Internacional da Mulher
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece08/03/2024 18:05 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A valorização do papel da mulher, o reconhecimento do progresso alcançado ao longo dos anos e a importância do desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária foram alguns dos temas abordados durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na tarde desta sexta-feira (08/03), em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Na ocasião, diversas mulheres foram homenageadas, dentre as quais servidoras da Alece: a assessora da Presidência da Casa, Marta Maria Souza Gomes; a orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), Rejane Sales Oliveira; e a diretora-geral da Assembleia Legislativa, Sávia Maria de Queiroz Magalhães.
Para a subscritora do requerimento que originou a homenagem, deputada Larissa Gaspar (PT), o momento é uma oportunidade de enaltecer os momentos históricos de luta e celebrar os avanços obtidos por meio deles. “É um dia para a gente olhar para trás, reconhecer e valorizar a luta de tantas mulheres corajosas e aguerridas que, em tempos muito mais difíceis que os nossos, ousaram ir às ruas protestar e lutar por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna”, declarou.
A parlamentar lembrou que, além de celebrar a data, é preciso usá-la como ferramenta de difusão e conscientização dos desafios que ainda são enfrentados pelas mulheres diariamente, como a violência em suas amplas dimensões, como a doméstica e a política.
Nesse sentido, a senadora Augusta Brito (PT-CE) argumentou que mesmo nos casos em que representantes femininas conseguem superar barreiras e são efetivadas em cargos de liderança, sua legitimidade ainda é questionada e colocada à prova. “Nós queremos que outras mulheres se percebam pertencentes a qualquer espaço que elas desejem estar. Sabemos que as oportunidades não são iguais, não são as mesmas, mas sabemos também que nós não somos iguais. Temos capacidade, competência, garra, decisão de poder seguir e provar que outras também podem ocupar esse espaço”, completou.
Presidente da Alece destaca protagonismo das mulheres entre corpo funcional
O presidente do Parlamento cearense, deputado Evandro Leitão (PT), enviou um vídeo aos presentes no qual parabenizou todas as mulheres pelo seu dia e reafirmou o compromisso de sua gestão com a questão da equidade de gênero e da defesa dos direitos das mulheres. “Aqui na Alece, elas compõem 54,35% do nosso funcionalismo, ocupando cargos de diretoria, controladoria, coordenação, gerência, orientação de células, supervisão de núcleos e muitos outros. Dispomos de espaços que promovem o bem estar e a conexão entre a cearense e seus direitos”, apontou.

Rejane Sales (centro), orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do DSAS, entre as deputadas Larissa Gaspar e Marta Gonçalves - Foto: José Leomar
Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a secretária de Direitos Humanos, Socorro França, ressaltou que é fundamental que se tenha consciência de que a sociedade ainda é machista, e que, como essa característica vem de todo um histórico em que os homens eram, legal e moralmente responsáveis pelas mulheres, é preciso um esforço coletivo para a construção de um novo panorama social.
“É a partir da escola, da conversa que se tem com o papai e com a mamãe que nós somos iguais. Nós temos que compartilhar nossas tarefas, para que a gente tenha futuras gerações que entendam o que a gente está falando aqui hoje”, disse a secretária.
Além das personalidades que se manifestaram durante o evento, a mesa da cerimônia contou com a participação da deputada Marta Gonçalves (PL), subscritora da solenidade; da homenageada e assessora da presidência da Alece, Marta Maria Souza Gomes; e da defensora geral do Ceará, Sâmia Farias.
Homenageadas
A professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Juliana Cristine Diniz Campos, foi uma das agraciadas na solenidade. Ela afirmou que a luta pelos direitos das mulheres tem uma proporção que vai além da realidade atual, e que ela deve ser pensada como um processo que desenvolve uma nova perspectiva e amplia possibilidades não apenas para a geração atual, mas também para as futuras.

Sessão contou com gestores e servidores da Alece - Foto: José Leomar
Na cerimônia, também foram homenageadas a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Maria Iracema Martins do Vale; a primeira dama do município de Acarape, Anna Paula Bernardo da Costa Barroso; a senadora Augusta Brito; a secretária da Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite de Santana; a ativista dos direitos das mulheres, Maria da Penha Maia Fernandes; a advogada, Fabiana Barrocas Alves Farah; a advogada e assessora parlamentar, Rosette Nunes Correia Lopes; e a empresária industrial, Ana Lúcia Bastos Mota.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Presidente da Alece e deputadas iniciam planejamento para programação do mês da mulher
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), a primeira-dama Tainah Marinho, a secretária das Mu...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece