Sesa intensifica campanha de vacinação até dia 15 de dezembro
Por Assessoria de Comunicação Sesa com Comunicação Interna07/12/2023 12:25 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, no último dia 4 de dezembro, uma campanha de intensificação de vacinação de rotina em todo o território cearense. Durante este período, a Sesa intensificará, em especial, a imunização contra a Covid-19.
A campanha se estenderá até o dia 15 de dezembro em todo o Estado. Em Fortaleza, a população deve procurar os postos de saúde e os postos de vacinação localizados nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os postos de saúde também funcionam no Interior. O horário de funcionamento dos postos é de 7 às 19 horas.
Foco na Covid-19
Em virtude do recente aumento da testagem positiva para a Covid-19, as autoridades de saúde recomendam que a população procure completar o ciclo vacinal para se prevenir contra a doença.
A vacina contra a Covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida. De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, o Estado apresenta uma baixa adesão ao imunizante, sobretudo para a dose de reforço bivalente, que será estendida à população com mais de 12 anos especificamente neste mês. “Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose. Esperamos que esta mobilização possa criar um incremento de doses aplicadas, garantindo a ampliação do acesso da população”, pontua.

Além da vacina contra a Covid-19, população terá acesso aos imunizantes de rotina - Arte: Divulgação Sesa
A gestora aponta ainda que, no grupo de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, somente 32% iniciaram o esquema vacinal e 5% seguiram até a terceira dose. “É fundamental garantir o esquema completo para conferir a proteção adequada pela vacina”, complementa a coordenadora.
Bivalente
Para ser imunizado com a bivalente, é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. A última aplicação deve ter sido há, pelo menos, quatro meses. “A vacina é segura e garante uma resposta imunológica mais rápida do organismo. No entanto, para garantir a eficácia, é essencial, além de cumprir o esquema primário de vacinação, receber as doses de reforço indicadas”, destaca.
Segundo a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu), a vacina bivalente confere uma proteção a mais para a doença. “As bivalentes, além de proteger contra a cepa original da Covid, também defendem o organismo das subvariantes da Ômicron, em especial a BA4/BA5.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa