Coordenadoria de Comunicação Social

Servidores relembram atuação durante a Constituinte Estadual de 1989

Por ALECE
07/10/2019 10:37

Servidores e servidoras da Assembleia reunidos 30 anos depois da Constituinte Estadual Servidores e servidoras da Assembleia reunidos 30 anos depois da Constituinte Estadual - Foto: Paulo Rocha

A Constituição Estadual, promulgada em 5 de outubro de 1989, comemora 30 anos em 2019, após contar com a atuação de muitas pessoas. Considerado um momento marcante para a política brasileira e cearense, representando o fim do Regime Militar e a consolidação da Redemocratização no Brasil, a efeméride está eternizada na memória de servidores da Assembleia Legislativa do Ceará que participaram ativamente do processo.

Alguns personagens dessa história escrita em 190 páginas se reuniram no dia 5 de setembro passado no Comitê de Imprensa do Poder Legislativo, para um momento em que puderam relembrar como atuaram no processo há três décadas. O momento de confraternização foi marcado por reencontros, lembranças e registrado pelas lentes do fotógrafo Paulo Rocha, coordenador do Setor de Fotografia, vinculado à Coordenadoria de Comunicação Social da Casa.

Para a servidora Glaêda Marques Fernandes, participar da elaboração da Constituinte Estadual foi um capítulo marcante de sua jornada que já soma 34 anos de Poder Legislativo. À época atuando no setor de Informática, ela afirma que a rotina intensa de trabalho hoje é motivo de orgulho. ''Foi um momento histórico que recordo de maneira especial. Às vezes ficava de 7 horas da manhã até 2 horas da madrugada em atividade, mas quando vi o fruto desse esforço, me senti recompensada. Só tínhamos quatro computadores de turbo. Os trabalhos eram divididos. Ficávamos até de madrugada '', revela.

O trabalho de digitação, de acordo com ela, era feito no setor. Em seguida, o texto era revisado pelo então presidente da Assembleia Estadual Constituinte, Antônio Câmara, e enviado ao advogado Fávila Ribeiro, que conferia a constitucionalidade das emendas. Hoje lotada no Departamento Legislativo, Glaêda afirma que o reencontro com alguns colegas promoveu uma viagem no tempo. "Foi um momento especial'', define.

O papel dos servidores na elaboração de propostas

Na década de 1980, o atual presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, Luís Edson Corrêa, trabalhava no gabinete do então deputado Erivano Cruz. Desde aquele momento, Luís Edson diz ter compreendido a relevância do papel dos servidores do Poder Legislativo.

"O ano de 1989 foi marcante para a Assembleia e todo o Estado do Ceará. A Constituição foi aprovada e lembro do trabalho intenso de todos os setores da Casa, como jurídico, administrativo e parlamentar. A gente adentrava a noite com os trabalhos e essa dedicação foi fundamental para a elaboração da Carta Magna do Estado. Os assessores atuavam na elaboração de propostas, emendas à Constituição, a todo momento. É necessário enaltecer a intensa participação de todos nesse processo que foi um divisor de águas e representou uma série de conquistas para todos os cearenses'', destaca.

Sobre o reencontro com os colegas da época da Constituinte, Luís Edson afirma que foi uma oportunidade de se resgatar um momento histórico e reconhecer a atuação dos servidores. ''Registrar esse momento é muito importante e nos faz ter a consciência que fomos personagens dessa história. Quero agradecer esse momento de confraternização que nos foi ofertado e dizer que independente do setor onde atuaram, todos aqui são igualmente importantes para esta casa legislativa'', avalia.

Retomada democrática

A Constituição Estadual foi sinônimo de avanço nos direitos sociais da população brasileira, com a retomada do processo democrático. Elzir Araújo, que na época atuava no Cerimonial da Assembleia, afirma que o clima vivenciado na época era de euforia. ''A nova Constituição trouxe muitos valores em termos de renovação e favorecimento do povo. Participar desse momento foi uma grande experiência. As sessões se estendiam pela madrugada. Deputados e servidores trabalhavam incansavelmente em conjunto, em prol dessa causa comum, porque tínhamos um prazo a cumprir'', recorda.

Após trabalhar no Cerimonial, Elzir assumiu a chefia do Plenário 13 de Maio, onde permanece há 30 anos. Mais que um local de trabalho, o Plenário é o centro dos debates, audiências, solenidades e foi o cenário para a aprovação da Constituição Estadual. ''Essa lembrança não sairá da minha memória. De lá pra cá muita coisa mudou: passamos  por uma  modernização  que  favorece o nosso trabalho, mas seguimos  com o mesmo intuito  de contribuir no que for preciso e prestar bons serviços para o Estado'', frisa.

O servidor Claúdio Martins, que atuava no Departamento Financeiro da Assembleia em 1989, também participou do encontro. ''Relembrar é sempre importante, principalmente quando se trata de um momento crucial para o nosso Estado. Reunir os colegas que trabalharam em 1988 e 1989, sob a então presidência do deputado Antônio Câmara, é uma atitude louvável", define.

As memórias dos servidores e servidoras da Assembleia Legislativa permeavam apenas a mente, mas, após o encontro as lembranças se tornaram palpáveis em fotografias, inseridas em registros referentes a um rico momento histórico. Três décadas depois, estes servidores estiveram reunidos com a certeza de que sua atuação foi essencial para um capítulo importante para a consolidação da democracia no Ceará.

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

WhatsApp: 85.99147.6829