Servidores participam do "Curso de Suporte Básico de Vida"
Por Julyana Brasileiro11/05/2023 16:05 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta quinta-feira (11/05), o "Curso de Suporte Básico de Vida". A capacitação voltada para os servidores e colaboradores terceirizados da Casa promoveu uma abordagem teórico-prática sobre como agir corretamente diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória, visto que a complicação da doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo.
O treinamento foi realizado por integrantes do Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Tamires Guimarães, orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, frisou que o curso trouxe conhecimento prático e teórico, com linguagem acessível para os servidores. ''Nosso intuito foi promover capacitação e trouxemos representantes da Perc que possuem grande expertiese para auxiliá-los em como proceder diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória'', apontou.
Orientações para emergências
Conforme ressaltou o médico da Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia, o treinamento ofertado para os servidores foi fundamental porque as taxas de sobrevida chegam a 50% quando a reanimação cardiopulmonar é realizada de forma eficaz. ''Por isso é tão importante prepará-los para agir diante de situações emergenciais, seja em uma situação de engasgo ou ressuscitação cardiopulmonar. A parceria com o Perc já tem dois anos e proporcionou conhecimento para vários servidores'', acentuou.
Marcelo Brito, do Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória, reforçou que o conhecimento adequado das condutas do Suporte Básico de Vida é capaz de salvar vidas. ''Através de uma simples instrução conseguimos orientar para garantir a sobrevida da vítima até a chegada do socorro adequado. São manobras simples que podem ser utilizadas por profissionais da saúde e público leigo'', ressaltou.

Capacitação é voltada para servidores e colaboradores terceirizados - Foto: Máximo Moura
A estudante de Medicina da UFC, Isabelle Carvalho, ressaltou que o curso se baseia nas recomendações da American Heart Association. Foram abordados pontos como a epidemiologia da parada cardiorespiratória, a importância e a técnica correta da reanimação, o uso do DEA (Desfribilador) e as manobras a serem realizadas diante de uma obstrução de vias aéreas por corpo estranho.
Instruções
Isabelle Carvalho mostrou o passo a passo da cadeia de sobrevivência, conjunto de procedimentos voltado a salvar pessoas que sofreram parada cardiorrespiratória.
A recomendação tem início com o reconhecimento do quadro e acionamento do serviço médico de emergência, prosseguindo com início imediato da RCP de alta qualidade;rápida desfibrilação, serviços médicos básicos e avançados de emergência e SBV e cuidados pós-PCR.
Após as instruções teóricas, os servidores receberam instruções práticas sobre como agir diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória com o auxílio de manequins.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Compostagem na Alece dá novo destino aos resíduos orgânicos produzidos na Casa
A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformaçã...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da Alece atuam como agentes multiplicadores de ações sustentáveis
O compromisso com o meio ambiente é um chamado urgente e cada pessoa tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Na Alece, projetos e cam...
Autor: Julyana Brasileiro