Assalce

Servidores participam de ação de conscientização sobre a Fibromialgia

Por Narla Lopes
11/05/2023 13:16 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Ação forneceu atendimento aos servidores Ação forneceu atendimento aos servidores - Foto: José Leomar

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), juntamente com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizaram nesta quinta-feira (11/05) uma ação informativa sobre a síndrome da Fibromialgia, por meio de atividade no hall de entrada do Plenário 13 de Maio. A ação deu  continuidade à 1ª Semana da Fibromialgia.

Durante a atividade, as equipes das células de Clínica Médica, Enfermagem, Psicologia, Acupuntura e Odontologia tiraram todas as dúvidas em relação ao tratamento da doença. Também foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O médico Egerton Teles, coordenador da Célula de Acupuntura do DSAS, destacou que o objetivo central do evento foi conscientizar as pessoas sobre a Fibromialgia, patologia de difícil diagnóstico, uma vez que ainda não existe no Brasil um exame específico de imagem ou outro método que possa identificá-la de maneira tradicional. Ele lembrou que há alguns anos, os pacientes eram hostilizados e descrentes em relação a sindrome, exatamente por se tratar de uma doença em que seu diagnóstico é clínico. “Por isso, é muito importante que a sociedade saiba o que é a Fibromialgia e como esses pacientes devem ser tratados”, destacou.

Uma das aliadas no cuidado da Fibromialgia é a Terapia Ocupacional, conforme explicou Milena Mota, da Célula de Terapia Ocupacional. Ela pontuou que quando uma pessoa é afetada pela doença, a dor intensa pode incapacitá-la de realizar funções do cotidiano, como levantar de manhã, tomar banho, tomar café e dirigir até o trabalho. Além disso, também podem haver queixas de perda de memória e de atenção. “Nesse contexto, a terapia ocupacional trabalha com a estimulação e a reabilitação da parte cognitiva, por meio de atividades específicas”, explicou.

Ação teve participações do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e da deputada Dra. Silvana - Foto: José Leomar

Participação de parlamentares

A deputada estadual Dra. Silvana (PL), que participou da atividade, também falou sobre a síndrome. Segundo afirmou, trata-se de uma doença estigmatizada pela sociedade. No seu entender, por muitos anos os pacientes tiveram vergonha de admitir que eram portadores. Segundo a parlamentar, a síndrome costuma ser mal compreendida, inclusive pelos profissionais do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), os quais muitas vezes no momento do atendimento chegam a demonstrar aversão aos pacientes, "desde o momento em que ouvem a palavra Fibromialgia". 

“Felizmente, a Alece está dando um passo importante no combate à doença, como a primeira Casa do Brasil a se dedicar a essa causa, a Assalce merece reconhecimento e parabéns. Como paciente e portadora da doença, e também como deputada, fico honrada em ser a voz desse problema aqui na Assembleia”, destacou a parlamentar. 

A ação contou também com os deputados Guilherme Sampaio (PT) e Sérgio Aguiar (PDT), o presidente da Assalce e diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e de parceiros da associação, incluindo a doTERRA Óleos Essenciais, a Dose Certa e a Superzon, que são conveniadas. 

Semana da Fibromialgia terá atividades até segunda-feira (15/05) - Foto: José Leomar

Pioneirismo

Encerrando a 1ª Semana da Fibromialgia, o Departamento de Saúde e  Assistência Social (DSAS) da Alece irá inaugurar, nesta segunda-feira (15/05), o Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, tornando-se uma iniciativa pioneira no Brasil. De acordo com Virgínia Bastos, assessora de Marketing e Comunicação da Assalce, o NAPFI representa uma inovação da atual gestão da Alece, sendo o primeiro núcleo de atenção à síndrome em todas as Assembleias do País. Essa iniciativa irá proporcionar um espaço dedicado ao suporte, cuidado e atendimento às pessoas que sofrem com a síndrome, uma condição crônica que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

“Esse ano a gente fortaleceu essa luta junto com a deputada Dra. Silvana, que é portadora da síndrome. Ela também procurou a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que foi muito sensível à causa. E com o apoio do presidente da Assalce, Luis Edson, e de Túlio Osterne, especialista em dor, se criou o núcleo”, destacou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também