Servidores participam da implantação da gestão de riscos no Departamento de Recursos Humanos
Por ALECE23/11/2018 21:03
Compartilhe esta notícia:
Mais de 100 servidores do Departamento de Recursos Humanos (DRH) participam, desde esta sexta-feira (23/11), da implantação da gestão de riscos no setor. A atividade inicial do processo se deu no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), com a participação de gestores da Casa e servidores do DRH, nos turnos da manhã e tarde. O processo se dá por meio da identificação, análise, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos ligados aos processos do Departamento, permitindo o cumprimento dos objetivos organizacionais e atendendo ao que está previsto no Artigo 11 do Ato Normativo Nº 285/2018.
A metodologia usada prevê a identificação e tratamento dos riscos a partir de processos críticos da organização, conforme modelos COSO-ERM e ISO 31000:2018, que obedecem a padrões internacionais. “Fazer controle interno com uma visão moderna é você implantar controles que vão mitigar riscos e não controles intuitivos ou aleatórios que às vezes atrapalham mais do que ajudam. Então, a gente sai de um controle tradicional para fazer um controle que chegue a tempo de fortalecer a gestão e evitar que os riscos se confirmem e comprometam os resultados dessa gestão”, explica a controladora da ALCE, Sílvia Helena Correia.
De acordo com a controladora, a gestão de riscos é imprescindível para os setores envolvidos no controle interno, por permitir que, quando identificadas incertezas, estas sejam tratadas em tempo hábil, de forma a que os objetivos do setor não sejam comprometidos.
Como se dá o processo
A diretora de Recursos Humanos da ALCE, Elenice Ferreira Lima, expõe que o processo se dará em diversas etapas, a transcorrerem posteriormente, envolvendo 106 servidores do DRH. Ainda em dezembro, serão realizadas duas etapas importantes da gestão de riscos junto ao Departamento. “De 5 a 7 de dezembro, ficaremos imersos, fazendo missão, visão e valores do Departamento, das sete áreas que compõem o setor. Entre os dias 14 e 17, estaremos fazendo a matriz de riscos”, exemplifica.
A implantação da gestão de riscos segue um cronograma que prevê atividades entre 2018 e 2020. Os gestores e servidores dos órgãos que operam os processos serão responsáveis pelo gerenciamento de riscos, sob consultoria e avaliação da Controladoria.
Elenice Ferreira Lima destaca o apoio da Mesa Diretora da ALCE, Diretoria Geral e Diretoria Adjunta Financeira para a implantação da gestão de riscos no DRH. “Sem os servidores, não poderíamos levar esse projeto adiante. Temos que agradecer aos servidores, pois estão encampando o projeto. Mais à frente, ele será avaliado como um projeto piloto da Assembleia Legislativa que poderá ser levado, quem sabe, em outros setores da Casa”, avalia.
Veja também
Alece suspende expediente para preparação de zonas eleitorais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de portaria assinada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Danniel Oliveir...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceWorkshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar
O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (A...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro