Servidores da AL conhecem Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Estado
Por ALECE08/12/2020 11:11
Compartilhe esta notícia:
O titular da Coordenadoria de Tecnonologia da Informação (Coti), Charlie Lopes, e o assessor técnico da Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará, Leonel Oliveira, visitaram o Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Estado Iris, sob gestão da Casa Civil. A visita ocorreu no dia 4 de dezembro, e tem por objetivo conhecer as ações desenvolvidas pela unidade, para futuros acordos de cooperação entre os órgãos dos Poderes Legislativo e do Executivo no setor de inovação tecnológica.
O Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará foi criado para acelerar os projetos do Governo Digital no estado e estimular a cultura de inovação e o uso da ciência de dados na administração pública. O objetivo é apoiar iniciativas de transformação dos órgãos estaduais, utilizando-se de metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos. A iniciativa quer contribuir para a entrega de serviços públicos mais eficientes voltados para o cidadão.
De acordo com Charlie Lopes, que foi recepcionado por Jéssika Moreira, coordenadora da unidade, o Laboratório possui uma equipe de especialistas que podem trabalhar de forma colaborativa, em rede, visando a inovação e melhoria de serviços a sociedade, inclusive com análise de grandes volumes de dados que podem beneficiar o desempenho parlamentar.
“Fui convidado para conhecer o Iris lab pela coordenadora Jessika Moreira. O Irislablab é um centro para geração de inovação e pesquisa de dados do Governo do Ceará. A ideia foi conhecer o trabalho deles para no futuro estabelecer convênios para pesquisa e desenvolvimento de soluções para melhorar o serviço público”, disse o coordenador da Coti.
Planejamento estratégico em pauta
Leonel Oliveira salienta que foi uma visita de apresentação para conhecer o trabalho desenvolvido pelo laboratório. “Os frutos desta visita têm dois grandes pontos. Primeiro, que será possível a construção de um planejamento estratégico de 2021 a 2030, que será iniciado no próximo ano. O segundo ponto é a possibilidade de criação de um laboratório na Assembleia, haja vista que há uma rede de laboratórios sendo criada em vários órgãos do Ceará”, explana.
De acordo com o assessor técnico, já possuem laboratórios o Tribunal de Justiça do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual. “A partir daí, temos o entendimento de que a Assembleia também poderá instaurar o seu laboratório”, pontua. Com relação à Controladoria, Leonel observa que grande parte das auditorias é feita a partir de base de dados. “É interessante ter a percepção de uma base para conseguir trabalhar melhor esses dados”, avisa.
Segundo a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira, o laboratório funciona como um ponto de conexão entre as secretarias, no contexto do movimento de Transformação Digital do Governo. “Temos a missão de apoiar e acelerar as iniciativas de inovação dos órgãos estaduais. Utilizaremos metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos”, aponta Jessika Moreira.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eventos virtuais da Alece prosseguem pelo Zoom até julho de 2025, anuncia Coti
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) informa que os eventos virtuais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), incluindo reu...
Autor: Julyana Brasileiro