Coordenadoria de Comunicação Social

Servidores da AL-CE podem se inscrever na II Conferência da Caatinga, que começa no próximo dia 19

Por ALECE
11/06/2018 17:30

Compartilhe esta notícia:

Presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque (o terceiro, da esquerda para a direita), durante o lançamento da Conferência, no dia 27 de março passado Presidente da AL-CE, Zezinho Albuquerque (o terceiro, da esquerda para a direita), durante o lançamento da Conferência, no dia 27 de março passado - Foto: Dário Gabriel

Estão abertas as inscrições para a II Conferência da Caatinga, a se realizar na Assembleia Legislativa do Ceará, no período de 19 a 21 de junho. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”, o evento tem por missão trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central o Ser Humano. As inscrições podem ser feitas pelos servidores e servidoras do Poder Legislativo por meio do link http://sindsystem.com.br/al/caatinga/.

A Conferência é uma realização da Assembleia, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa.

A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

Objetivos

O objetivo geral do encontro é o de identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade no Bioma Caatinga, indicando ações implementadas e previstas, desafios e proposições.

Dentre os objetivos específicos, destacam-se: avaliar os avanços e desafios relativos aos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga, realizada em 2012, e dar continuidade ao processo de articulação interinstitucional discutido na ocasião; refletir sobre as transformações socioeconômicas e ambientais que ocorreram na região semiárida no período; e analisar as modificações ambientais, sociais e econômicas ocorridas na região nos últimos anos, especialmente, em decorrência da seca prolongada.

Outros objetivos são disseminar informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento ou previstas nos Estados que contribuem ou poderão contribuir para as metas previstas nos ODS estratégicos para o Bioma Caatinga; e deliberar uma agenda efetiva para as políticas públicas da região.

Os participantes da Conferência serão instituições públicas dos três poderes, universidades, Instituições de ciência, pesquisa e tecnologia, entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos com atuação no bioma Caatinga.

Relevância do evento

A Conferência foi lançada no último dia 27 de março, em atividade comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). Na ocasião, ele ressaltou que a caatinga é um bioma frequentemente esquecido nos grandes debates ambientais. Segundo afirmou, a caatinga ampara diversas atividades econômicas, dos ramos farmacêutico e de cosméticos, por exemplo, além de ser o ambiente onde vivem cerca de 27 milhões de nordestinos.

Portanto, observou o parlamentar, "a Assembleia Legislativa não pode deixar passar em branco o debate sobre esse tema, que é a cara do nosso estado e do Nordeste. Nosso desafio será promover uma segunda conferência ainda mais representativa e com bons encaminhamentos para preservar o bioma”.

Veja também