Departamento de Saúde e Assistência Social

Servidores acompanham palestra sobre Sarcopenia

Por ALECE
09/05/2022 11:27

Compartilhe esta notícia:

Além da palestra, foi realizada aula demonstrativa de exercícios de alongamento Além da palestra, foi realizada aula demonstrativa de exercícios de alongamento - Foto: Divulgação/DSAS

Servidores da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social  (DSAS) da Assembleia Legislativa participaram de palestra no Auditório do DSAS, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), nesta sexta-feira (06/05). A convite da coordenadora da célula de Nutrição, Gisele Pacheco, a fisioterapeuta e instrutora de ginástica laboral da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Rosilene Aragão, compartilhou  conhecimento sobre um tema muito comum na prática clínica:  queixa diárias  de sintomas relacionados  à sarcopenia.

A fisioterapeuta explicou que Sarcopenia  significa “perda da carne” e diz respeito à diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo, sendo o processo considerado comum  do envelhecimento e em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade. Conforme ressaltou, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, afirma  que cerca de 15% dos brasileiros têm Sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

''Apesar de ser mais comum em idosos, a Sarcopenia também pode atingir jovens, podendo ser acelerada por doenças como diabetes, câncer, desnutrição, inflamações, alterações hormonais, medicamentos e infecções .A perda muscular  acontece não somente pelo envelhecimento, mas por meio de doenças e estilo de vida sedentário. Podemos prevenir com alimentação saudável e prática diária de  exercícios físicos'', afirmou.

Saiba mais

Os  sintomas mais comuns da Sarcopenia incluem  fraqueza ao subir níveis ou realizar longas caminhadas, dificuldade ao pegar objetos, perda de força para levantamento de peso, quedas e perda de equilíbrio. A fisioterapia atua como aliada no  tratamento da Sarcopenia, com o uso de recursos fisioterapêuticos como a cinesioterapia e técnicas de alongamentos, bem como exercícios para  aumentar a força muscular, prevenir eventuais quedas, minimizar a incapacidade funcional e otimizar a independência dos idosos.

Além da palestra, a fisioterapeuta Rosilene Aragão apresentou os benefícios da ginástica laboral,  prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais, com aula demonstrativa de exercícios de alongamento.

A coordenadora da Célula de Nutrição, Gisele Pacheco, ressaltou que a nutrição tem um  papel fundamental na  prevenção e tratamento da Sarcopenia, visto que uma alimentação balanceada e rica em proteínas auxilia na redução de massa muscular. A quantidade de proteína ingerida nas refeições é um aspecto fundamental no controle da Sarcopenia e os idosos necessitam de maior quantidade desse nutriente. Também é fundamental manter-se hidratado, apostar no consumo de frutas e vegetais, sendo indicado, para alguns casos, a suplementação.

"Podemos prevenir e tratar a Sarcopenia, com alimentação saudável e prática diária de exercícios físicos. As trocas de conhecimento entre os servidores foram de grande valia para  que nós,  profissionais nutricionistas, possamos ter um olhar diferenciado nas queixas e protocolos de tratamento'', avaliou.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

Veja também