Categoria Matriz

Serviço para análise da qualidade do álcool é ofertado para a população

Por ALECE
30/07/2020 17:16

Compartilhe esta notícia:

Serviço é disponibilizado para  o público em geral Serviço é disponibilizado para o público em geral - Reprodução Internet

Desde o início da pandemia da Covid-19, o álcool em gel virou um item de primeira necessidade na residência da população brasileira. Com tanta procura, o produto às vezes pode está em falta nas prateleiras das farmácias e supermercados, mas o recomendado é substituir a higienização das mãos com água e sabão quando o produto não for encontrado em locais autorizados. Adquirir álcool sem saber sua procedência representa risco para quem o manipula.

Para garantir a compra de um álcool considerado regular, a população deve ficar atenta para a presença do selo do Inmetro e a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (Sbac). Em algumas vezes, a falsificação é grosseira, permitindo que o consumidor perceba a fraude, mas em outros casos, é difícil para a população identificar que o álcool em gel é irregular.

Para facilitar a vida do cidadão cearense, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), por meio do Laboratório LQI (Laboratório de Química Instrumental), está realizando análises para o controle da qualidade de álcool 70% em gel e líquido. Com a oferta desse serviço, o Nutec contribui com a sociedade cearense, garantindo a qualidade e a conformidade dos produtos usados para higienização de objetos, superfícies e mãos. As solicitações devem ser feitas pelo e-mail cac@nutec.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2445/2446/2447.

O serviço é direcionado a indústrias fabricantes de álcool e ao público em geral, que necessita averiguar a qualidade e confiabilidade do produto utilizado. O álcool, por ser antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo Coronavírus e sua indicação é uma das principais medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, que é o recomendado pela Anvisa para os serviços de saúde brasileiros, e indicado pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais.

Álcool e fogo não combinam

Além da preocupação com a procedência do produto, a população deve ficar atenta no seu uso correto, a fim de  evitar acidentes como as queimaduras que cresceram consideravelmente durante o período de isolamento social. A recomendação é evitar a utilização do produto no ambiente doméstico, substituindo pela higienização das mãos com água e sabão.

Em caso de necessidade, o ideal é manter a distância de locais onde possa haver a possibilidade de aquecimento como a cozinha e o fogão, pois o produto é altamente inflamável quando perto do fogo.

 

JB, com informações do Portal do  Governo do Estado

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Fone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também