Seminário “100 anos de Celso Furtado” será encerrado nesta quinta-feira (13/08)
Por ALECE13/08/2020 15:22
Compartilhe esta notícia:
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará, e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), por meio do Observatório de Fortaleza, dão prosseguimento, nesta quinta-feira (13/08), ao seminário “100 Anos de Celso Furtado – Que desenvolvimento queremos para o Brasil?”. A transmissão será online, ao vivo, nos canais do YouTube da Unipace e do Observatório de Fortaleza. O evento foi iniciado nesta quarta-feira (12/08).
Nesta quinta-feira, das 15 horas às 17 horas, debaterão o tema “Sob a inspiração de Furtado: significados da ciência e da cultura para o desenvolvimento brasileiro” os convidados Cláudia Leitão, diretora do Observatório de Fortaleza; Jair do Amaral, professor de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC); César Bolaño, jornalista e doutor em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), com mediação de Adson Pinheiro, doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Na mesa de encerramento, a partir das 17 horas, o tema “Da fantasia desfeita à esperança de um novo amanhecer: um projeto para o Brasil”, atuam como debatedores: Eduardo Moreira, escritor, economista e empresário; o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; e o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, com mediação de Edilberto Pontes, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).
Saiba mais
Celso Furtado dedicou a vida a entender o Brasil e a produzir projetos de transformação nacional, e resgata, em sua obra, o diálogo das ciências econômicas com as ciências sociais básicas, a filosofia, as tecnologias, as artes e a cultura, num esforço maior de compreender as consequências dos modelos econômicos para os países de economia dependente. Indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013, com uma bibliografia composta por mais de 30 livros, investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.
O Seminário “100 Anos de Celso Furtado – Que desenvolvimento queremos para o Brasil?” tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Trabalho (Sedet), por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Conforme dados preliminares coletados pela Unipace até a última quarta-feira (12/08), mais de 1.100 pessoas acompanham o seminário, provenientes do Ceará e de outros estados, como São Paulo, Paraná, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco, além de terem sido registradas inscrições do exterior, com participantes de Lisboa (Portugal) e Londres (Reino Unido). Em termos quantitativos, também conforme o levantamento prévio, 58,6% dos inscritos são mulheres e 41,4% homens.
SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Curso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com UnipaceAlece conclui Oficina de Produção Científica
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, no dia 13 de novembro, a última etapa da Oficina de Produção Científica da Escola Super...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceAlece inscreve para curso “Bem-Me-Quero: Autoestima e Inteligência Emocional''
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebe inscrições para o curso ''Be...
Autor: Julyana Brasileiro