Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla orienta sobre realidade que atinge 45 milhões de brasileiros
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS21/08/2023 10:21 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei 13.585/2017, é celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre as necessidades especiais dessas pessoas, a fim de combater a discriminação e o preconceito. No Brasil, estima-se que mais de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Dessas, três milhões têm deficiência intelectual e/ou múltipla.
A psicopedagoga Micheline Alencar, da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, informa que o setor a oferta atendimento para pessoas com deficiências intelectuais e/ou múltiplas. "Comunicamos que a Célula de Psicopedagogia do DSAS vem realizando atendimentos para esse público específico, de todas as idades, através de serviços especializados”, orienta. Ela acrescenta que os interessados devem, primeiramente, realizar seu cadastro na Célula de Assistência Social do Departamento.
A deficiência intelectual pode ser compreendida como uma condição, congênita ou adquirida, que limita o ato de inteligir novas informações e/ou conceitos complexos, bem como em aprender e aplicar novas habilidades. Já a múltipla é caracterizada pela combinação de duas ou mais deficiências, como as intelectuais e físicas.
Nesse contexto, cabe ao Poder Executivo exercer uma estratégia de oportunização em prol desse segmento, de modo a garantir o pleno exercício de seus mais valiosos direitos, como educação, trabalho, lazer, saúde, previdência social, infância e maternidade.
Saiba mais
A Psicopedagogia, campo do conhecimento que foca em identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo, provocados por dificuldades na assimilação de conteúdos, é uma das especialidades ofertadas pelo DSAS.
A Célula tem como objetivo auxiliar o sujeito a lidar com suas dificuldades de aprendizagem e a compreender seu processo de aquisição do conhecimento, descobrindo e reconhecendo suas capacidades e potencialidades. Também procura oferecer suporte para o resgate da autoestima e a motivação para aprender.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS