FM Assembleia

Secretária da Cultura do Ceará apresenta ações em entrevista à FM Assembleia

Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia
27/02/2024 15:06 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Luísa Cela, secretária da Cultura do Estado, durante a entrevista Luísa Cela, secretária da Cultura do Estado, durante a entrevista - Foto: Divulgação/Rádio FM Assembleia

A secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, concedeu, nesta terça-feira (27/02), entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, para apresentar as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos dentro da pasta. A entrevista foi concedida à jornalista Kézya Diniz, dentro do quadro "Mulheres Conectadas", que integra o programa. Selma Machado, terapêutica sistêmica do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), também participou do quadro.

A entrevistada explicou que vem trabalhando nos campos de políticas públicas e da cultura, tendo ocupado cargos no Instituto Dragão do Mar e instituições de cultura de Sobral e de Fortaleza. Conforme revelou também exerceu a secretaria executiva da pasta estadual de Cultura, ao lado do secretário anterior, Fabiano Piúba. "É uma grande surpresa e uma grande responsabilidade", pontuou, ao comentar sobre o atual momento.

"A cultura é basicamente um encontro. Todo agente cultural afirma que quando realiza o seu trabalho, quer ser visto e ter a oportunidade de apresentar este trabalho em espaços de convivência. As políticas públicas de cultura promovem esta convivência, sejam em equipamentos públicos, ou não. A Secretaria da Cultura tem como uma de suas principais ações a ativação da rede pública que hoje dispõe de 27 equipamentos, uma estrutura de instituições culturais significativa", disse a secretária.

Ações em andamento

Segundo Luísa Cela, dentre estes equipamentos disponíveis, estão o Centro Cultural Dragão do Mar, o Theatro José de Alencar, Pinacoteca do Estado do Ceará, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural do Cariri e Museu da Imagem e do Som (Mis). "Essa é uma das grandes ações da Secretaria que movimenta muitas pessoas ao longo do ano. Mais de um milhão de pessoas circulam anualmente nesta rede de equipamentos, que tem desde atividades de difusão cultural, espetáculos, bibliotecas e até escolas de arte, que promovem formação nesta área, para profissionalização", afirmou.

Entrevista integrou quadro “Mulheres Conectadas”, da Rádio FM Assembleia - Foto: Divulgação/Rádio FM Assembleia

Outra forma de atuação da pasta, conforme salientou a secretária, é fomentar as iniciativas desenvolvidas por artistas, agentes culturais, grupos, produtores e produtoras. "O Estado não é responsável por produzir a cultura. Quem produz são as pessoas, a sociedade. O papel do Estado é muito mais de assegurar os meios para que essa produção possa existir", afirmou. Ela salientou que os editais da Secretaria somam mais de R$ 100 milhões nas diversas linguagens artísticas e culturais.

A partir deste ano, Luísa Cela assegurou que haverá muitas produções audiovisuais, somando aportes do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e recursos próprios do Estado. Ela salientou que a cultura deve ser veiculada nos espaços próprios do Estado e também dos espaços independentes, privados, e das instituições que existem como os pontos de cultura.

"Os museus comunitários, bibliotecas estão aí em todo o território cearense, fazendo a vida da gente melhor. Porque no final das contas essa oferta e essa possibilidade de entrar em contato com a produção cultural do cearense, dos brasileiros e do mundo inteiro, é o que nos faz ser o que somos. E a Secretaria vem empenhada em garantir que a cultura cearense seja cada vez mais considerada como um ativo social e cultural no sentido de orgulho, de promoção de autoestima", asseverou.

Luísa Cela salientou ainda que a cultura precisa ser vista como um ativo econômico, embora parte da sociedade ainda a veja como um gasto. "A gente está começando agora a aprender com os economistas a calcular quanto que esse investimento retorna do ponto de vista de trabalho, do ponto de vista de contratação de serviços e geram na verdade mais riqueza para os lugares que promovem cultura", acentuou. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também