Coordenador Militar

Seção de Bombeiros da Assembleia faz campanha educativa para o período do Carnaval

Por ALECE
27/02/2019 12:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Campanha será desenvolvida a partir desta quinta-feira (28/02) Campanha será desenvolvida a partir desta quinta-feira (28/02) - Foto: Paulo Rocha

Uma campanha educativa para prevenir acidentes durante o período do Carnaval será desenvolvida pela 7ª Seção do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará. O trabalho vai ser realizado por todo o efetivo da seção, no hall de entrada do Palácio Adauto Bezerra e locais de entrada do prédio. Nas próximas quinta (28/02) e sexta-feira (01/03), das 8 horas às 17 horas, serão entregues, aos servidores e visitantes, folders contendo orientações que "podem salvar vidas", de acordo com o coronel BM William Rodrigues, que comanda os bombeiros da Casa.

O material impresso traz informações sobre prevenção de afogamentos, observação a sinalizações de perigo, cuidados ao se divertir, respeito aos limites e demais cuidados. Os bombeiros que farão a entrega do material também estão aptos a responder dúvidas do público relativos ao tema de segurança, conforme explicou o coronel. "Vale ressaltar que 85% dos afogamentos em praias oceânicas acontecem em correntes de retorno, que parecem ter águas mais calmas e com pouca ou nenhuma onda", frisa.

Os cuidados são necessários devido à ampla faixa litorânea do Ceará a ser frequentada pelos foliões no Carnaval, incluindo as praias de Fortaleza e de sua Região Metropolitana, bem como as das dos litorais Leste e Oeste do estado.

William Rodrigues acentua que o folder aponta serem os pais os melhores guarda-vidas de seus filhos. "A maioria dos afogamentos ocorrem quando as crianças estão sob a responsabilidade de outras pessoas, que não têm as mesmas atenções dispensadas aos seus filhos". O material faz parte da campanha "Ceará sem afogamentos", promovido anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Ceará.

Outras orientações

O folder aponta também que os banhistas devem procurar somente áreas supervisionadas por guarda-vidas e orienta a só entrar na água após ter informação de quais são os melhores locais para o mergulho. "É preciso que se respeite os avisos de perigo, e ter a máxima atenção com crianças, que devem ser mantidas próximas. É bom lembrar que equipamentos flutuantes dão a falsa sensação de segurança", alerta.

Com relação a caminhadas, ele orienta a que sejam realizadas com o acompanhamento de guias preparados, quando possível, ou por pessoas que conheçam a região. "É comum durante as chuvas as trilhas mudarem de formato e a pessoa que desconhece o local facilmente se perde", adverte.

Em caso de afogamento, o coronel aconselha para que as pessoas acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do contato telefônico número 193. "O rápido socorro pode ser a diferença entre a morte e a vida", diz.

Veja também