Sambapandeiroterapia é apresentada aos servidores na sede da Assalce
Por ALECE28/03/2022 13:14
Compartilhe esta notícia:
O curso “Em Rodas de Biblioterapia”, que integra o programa Entre Artes - Arte de Viver, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) abriu as cortinas, nesta quinta-feira (24/03) para o lançamento do projeto “Sambapandeiroterapia”, que passa a ser ministrado quinzenalmente às sextas-feiras às 11 horas, a partir de 8 de março, na sede da entidade. A estreia da atividade foi excepcionalmente na quinta-feira, por conta do feriado da Data Magna do Ceará (25/03), que transcorreu nesta sexta-feira, e também por ser o dia agendado para os encontros de Biblioterapia.
A idealizadora e coordenadora do programa Entreartes, Jaqueline Assunção, com formação em Psicoanálise e Saúde Mental, afirma que a Biblioterapia tem a tradição de apresentar os projetos aos servidores e associados da Assalce. De acordo com ela, o professor de Educação Física e artista plástico Elmiro Ribeiro, juntamente com a coordenadora, criaram o novo projeto. Jaqueline esclarece que há cerca de 28 anos, surgiu a sambaterapia na Itália. “Assim, imaginei um projeto embricado com música e pandeiro”, explica.
Jaqueline Assunção destaca ainda as qualidades de Elmiro Ribeiro para estar à frente do novo projeto. “Ele é um exímio estudante de samba. Inclusive já apresentamos uma roda de samba, remota, durante a pandemia. A partir dali, continuamos trocando ideias até surgir esse novo projeto, que une o ritmo do samba e o toque do pandeiro. Também apresenta a dança afro e esse movimento promove um relaxamento que favorece as articulações”, pontua.
Consciência corporal
Elmiro Ribeiro explica que estão sendo unidos no sambapandeiroterapia as suas formações acadêmicas com as de Jaqueline Assunção. Ou seja, a Psicoterapia com a Educação Física, onde aponta disciplinas como a psicomotricidade, a rítmica e a dança. "Através dos movimentos de dança e ritmo, são promovidos o equilíbrio e a coordenação motora dos participantes", explana.
Ele salienta ainda que o uso do pandeiro nesta ação, apresentando a dissociação dos movimentos, promove, segundo ele, mais consciência corporal. “Como instrumento musical, o pandeiro vai muito além de ritmar e relaxar. Ele promove e amplia o alto conhecimento e a liberdade de expressão”, acentua o coordenador.
Na oportunidade, foram apresentados os sambas "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa, e "Maracangalha" de Dorival Caymmi para que houvesse o primeiro contato dos participantes com o pandeiro. Para Elmiro Ribeiro, não há necessidade de nenhuma experiência musical anterior na integração com o grupo. “Se a pessoa chegar sem ter nunca tocado um pandeiro é até melhor porque chega aqui livre de vícios que a prática pode acarretar”, entende. Ele passa a todos as instruções necessárias, desde a forma de manusear o instrumento, indo até a condução e variações rítmicas.
Outras atividades
Com o retorno das atividades presenciais, a Assalce volta a promover as oficinas de Artesanato e Costura ministradas pelas servidoras Verônicas Barreto e Ivanda Albuquerque, às segundas-feiras, às 9 horas; de Crochê para Iniciantes, proposta e ministrada pela servidora Elizete Mota, também no mesmo dia e hora; de Pintura e Culinária, ministradas pelo servidor e artista plástico, Elmiro Ribeiro, e pela colaboradora Camila Rêgo, nas terças-feiras; a partir das 9 horas e, nas quintas-feiras, o curso “Em rodas de Biblioterapia, coordenado por Jaqueline Assunção, a partir das 11 horas.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)